domingo, 31 de janeiro de 2021

Troubled Sleep #4


Saiu o ano passado e temos agora acessível no nosso Bazar (da loja em linha da Chili) o quarto número de Troubled Sleep. Edição da Narcolepsia em que só os conhecedores não-poseurs é que saberão qual a editora tal é a descrição da inserção de um mero logotipo com zero palavras na contra-capa deste fanzine.

Publicação dedicada ao Harsh Noise e ao Underground - sim ainda é possível de falar disso nesta década - é impressionante, logo à primeira vista-cortada-à-andaluz, o trabalho do editor em montar as páginas corta-e-cola à antiga ao longo de 80 e tal páginas. Ninguém com os seus "photoshops & instagrams" terá esta capacidade para fazer este trabalho manual nos dias que correm.

Constituído por quatro "grandes" entrevistas, neste número só tem uma seca - Legless - por ser o Harsh Noise de sempre, sendo as outras boas descobertas no campo do Black Metal ritualista (Reptile Womb), Industrial italiano dos 80s (Zona Industriale) e artes plásticas (pelo incrível finlandês Jukka Siikala). Os discursos destes artistas na realidade pouco interessam porque sendo eles nitidamente bichos-do mato, cagões do BM e misantropos, é a Arte fala por eles. Aliás, a tendência a ser reaça - tirando os velhos italianos de ZI com simpatias pelos autonomistas e anarquistas dos anos 70 - até assusta um bocado ler a leviandade de algumas afirmações, considerando que vivemos tempos complicados de "nazos", conspiradores ignorantes e outros "chegas" a capitalizarem das nossas angústias. Mais do que nunca o título deste fanzine faz sentido, e ficamos com o sono atribulado.

Sem comentários: