Story Tellers - Conger 2
É com muito gosto que vos convidamos a (re)visitar a instalação "Story Tellers", patente no Parque Silva Porto em Benfica, que apresenta uma nova seleção de bandas desenhadas. Desde Agosto de 2021 que o Parque Silva Porto, em Benfica, tem novos habitantes - os Story Tellers! Estas pequenas esculturas da autoria do artista Fulviet – vieram dar uma nova vida ao Parque e proporcionar novas experiências a quem o visita! Junto a estes simpáticos personagens podem encontrar QR Codes que dão acesso a excertos de Bandas Desenhadas. O principal objectivo desta intervenção é dar a conhecer um pouco da história da banda desenhada, com especial ênfase na portuguesa, e criar novas formas de apreciar o Parque através da cultura interactiva.
O StoryTellers é como a natureza, está sempre em ciclos. Na programação do ano passado, quando apanhamos a Primavera, estação da renovação da vida, aproveitamos para "abrir as portas dos QR" a novos autores em ascensão em parceria com artistas da Associação Chili Com Carne e a agenda açoreana Yuzin. Este ano repetimos a proeza e colocamos ao dispor mais uma "BD cadáver esquisito", isto é, uma BD em que começa um autor e que passa a história para o outro sem poder controlar a sua direcção narrativa.
Esta experiência foi realizada entre Junho e Dezembro de 2022, todos os meses com um autor diferente que saía na Yuzin. A esta acção na agenda foi intitulada de Conger Conger Comix - que resultou também num livro publicado no ano passado que compilava a BD inteira. A nova "Conger conger Comix" que aqui apresentamos teve um desafio extra, além dos artistas terem de continuar o que os anteriores fizeram, ainda tinham um tema a aplicar. Assim Mariana Pita que à dois anos teve "o azar" de ter de acabar com o caos narrativo, começou uma nova BD com "Fotossíntese" como "tema extra", seguindo para Inês Louro (com o "Divino"), Daniela Viçoso (Folia), Carlos Carcassa (Réplica), Mário Roberto (Eclipse), Rudolfo (Conflito) e Rui Moura (Monumento). Este foi o resultado. Divirtam-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário