sábado, 18 de setembro de 2010

MÁ ONDA E SUJIDADE #3

Photobucket

Photobucket

Mais um documento fundamental no esforço de arqueologia do noise / industrial que a editora americana Trash Ritual tem vindo a empreender nos últimos tempos, com reedições tão importantes como os LP´s de Mauthausen Orchestra ("Vernichtung Lebenunwerten Leben" originalmente editado em cassete em 1984 e "They Never Learn" no ano seguinte) ou a reedição em CD do clássico absoluto do Harsh Noise americano "Pittsburgh, Pennsylvania" dos Macronympha.

Injustamente não tão reconhecido como alguns dos seus pares italianos, mas musicalmente tão relevante e cronologicamente tão incontornável como qualquer um desses nomes maiores, o projecto de Roberto Marinelli, Laxative Souls, é apenas precedido na história do industrial italiano pelos trabalhos de Maurizio Bianchi sob nome próprio, ou antes disso, sob a designação de Sacher-Pelz.

Reedição em duplo CD que contém as duas primeiras cassetes ("Twist and Decease" de 1982 e "Desinfektionsraum" de 1984) remasterizadas por Chris Morrison e contendo algum material extra da mesma época.

Photobucket

No seguimento de uma certa tendência revivalista do death metal da transição dos anos 80 para os 90 tem-se vindo assistir a uma série de reedições, umas absolutamente vitais e algumas outras que tentam aproveitar o embalo nostálgico e criar culto onde nunca o houve. E se o primeiro país que nos ocorre quando falamos deste fenómeno recente é a Suécia, com nomes como Nihilist, Treblinka, Crematory, Dismember, Toxaemia entre muitos outros, o que facto é que bem perto na vizinha Finlândia, sensivelmente na mesma altura, havia bandas a praticar um som ainda mais decomposto e obscuro. Nomes como Demigod, Necropsy, Demilich ou Funebre carregam o legado de uma sonoridade apodrecida e arrastada, herdeira de uns Autopsy via negrume nórdico. Death Metal muito mais próximo do Doom que a grande maioria dos nomes que se viriam a tornar mais conhecidos e com os quais viríamos a associar o género.

No contexto destas reedições surge agora pela editora sueca Svart Records, a reedição da demo "Musta Seremonia" (1993) dos Rippikoulu, numa edição elegantíssima em CD e LP.

Com um som pesadíssimo, sujo e cantado em Finlandês, Doom demais para os fãs de Death e Death demais para os fãs de Doom, os Rippikoulu foram desde logo uma banda inevitavelmente condenada à obscuridade. Felizmente para todos os apreciadores de metal old school de qualidade, esta peça chave do som mais pesado da Finlândia está agora de novo disponível.

Para fãs de lodo e rituais de destruição.

Photobucket

De volta a Itália para falar da Exoteric Zine de Aldo V., também da excelente editora Nil By Mouth. Esta é uma publicação fundamental para os seguidores do noise e de manifestações artísticas adjacentes. Tal como nos lançamentos da sua editora, também aqui é evidente o cuidado e a seriedade com que este se dedica aos seus esforços subterrâneos. Com o quarto número ainda disponível, com entrevistas a nomes tão importantes como Bloodyminded, The Rita, Teatro Satanico, Climax Denial ou N. , e com o quinto número para sair muito em breve, esta é mais uma revista a ter em conta, numa fase em que se tem vindo a assistir a uma proliferação de publicações de grande qualidade, como seja a Special Interests da Finlândia (a comemorar o primeiro aniversário muito em breve) ou (finalmente!) a publicação do primeiro número da As Loud As Possible, que promete vir a ser A revista de noise.

Photobucket

A Cinema Sewer do canadiano Robin Bougie é uma das mais interessantes publicações físicas sobre cinema ainda em actividade. O seu autor revela ao longo dos vários números um conhecimento sobrehumano no que toca ao que de mais obscuro e javardo já foi filmado. Desde filmes pós-apocalípticos italianos a filmes de vampiros mexicanos, super heróis turcos e demónios indonésios, nunsploitation, sexploitation, nazisploitation e todos os exploitations que nem sabíamos que existiam, passando por (muito) porno, do mais doentio e bizarro que possam imaginar. Críticas a filmes, entrevistas a diversos intervenientes numa história que é inevitavelmente arredada da história do cinema, até à reprodução de flyers e posters originais, assim como um trabalho de ilustração muito característico. Um tesouro absoluto nos dias que correm.

Podem acompanhar o seu live journal aqui, actualizado regularmente com muita informação fascinante e inútil como todos nós gostamos.

Para fãs de ranço e VHS.

Sem comentários: