quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Fábricas, Baldios, Fé e Pedras Atiradas à Lama

Tiago Baptista
a9)))) + Oficina do Cego; 2011

Num formato próximo do "comic-book" norte-americano, este é o primeiro livro de Tiago Baptista, autor mais conhecido publicamente pelo seu trabalho de pintura do que pelos inúmeros zines de bd e ilustração que tem editado nos últimos anos como Besta Quadrada, Bolso, Facada, Cleópatra,...
Infelizmente este título é apenas uma compilação, uma espécie de "best of" do material que o autor fez nesses títulos ou noutras publicações como o jornal da Oficina do Cego. Há uma banda desenhada inédita e antes que me perca, e isto é importante: 90% das páginas deste livro são bd! O que é uma boa notícia para contrariar a tendência secante dos "livros de autor" e "graphzines" publicados nos últimos tempos. Chamem-me de cromo mas nada melhor que ler um texto com desenhos!
Outra boa nova é que são publicadas as bds da "série" intitulada "Oh meu Deus! É o fim do cinema!" que sairam no inicio de 2001 no Cleópatra #5.
As boas notícas acabam aqui, agora as más: falta uma selecção mais aústera por parte do autor (e dos editores?) pois algumas das bds são parvinhas e pueris que destoam com o material mais sério e maduro do Tiago. Aliás, invés disso o que a edição precisava mesmo era mais material novo, uma capa atractiva e um preço simpático.

1 comentário:

blogue disse...

hey! a série "Oh meu Deus! É o fim do cinema" foi publicada em dezembro de 2010. Fui eu que seleccionei todo o material do livro, tudo o que foi publicado foi decisão minha. É uma compilação de tudo o que fiz, e quis que assim fosse... saiu isto.

abraço. obrigado pela divulgação! Bom trabalho.