sexta-feira, 28 de julho de 2023

ccc@livrindie


 Uma pequena selecção do nosso catálogo vai estar este fim-de-semana em Arcos de Valdevez... go!

quinta-feira, 27 de julho de 2023

#lisbonisshit

cartaz de Paz Rodríguez


Vêm aí os bárbaros cristãos!!!

Toca a fechar a loja (de 27 Julho a 1 de Setembro) antes que eles tentem queimar as nossas edições heréticas!

Vamos à A Corunha, Galiza, ao Festival Autobán, fartos de uma cidade medieval!

Quando voltarmos deveremos ter uma novidade pagã do Lucas Almeida e a reimpressão do satânico Os Companheiros da Penumbra de Nunsky.


PS - Não se esqueçam que a exposição do finlandês Marko Turunen continua patente até dia 16 de Setembro na Tinta nos Nervos

sábado, 8 de julho de 2023

ccc@autónoma.2


Vamos voltar e mais uma vez com novos livros, um já sabido, o outro um bocado merdoso... vai ser surpresa!

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Será a caneta mais poderosa do que a espada?

 



A edição portuguesa do Monde Diplomatique tem publicado, sob a nossa coordenação, as respostas a este desafio em Banda Desenhada por uma série de artistas. 

Este mês é a vez da Jeanne Waltz que faz filmes em imagens reais e animação, estreou-se em BD aqui...

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Novas do Super-Turunen




O finlandês Marko Turunen trouxe novidades suas nesta sua visita a Lisboa. Não são livros de BD infelizmente mas são fantásticos na mesma, é o Super Turunen em acção! 

Neon Barbarians é um álbum de ilustrações suas em formato LP cheio de misticismos Pop em que o único possível que o misticismo cria é caos. Algumas imagens vieram de capas de discos e o que sobressai são as cores (as famosas cores finlandesas!) em degradés vaporosos e brilhantes, com toda a pinta retro mas sem ser vomitante como era antigamente este tipo de produção. No fim de contas é uma vingança do vintage 80s mas com estilo desta vez! 

Walking with Lihis - não confundir com o Caminhando com Samuel, hahah - é um álbum de fotografias de Lihis, a cadela Pug salva do abandono em Espanha, que "posa" para Turunen. As fotografias são resultado de caminhadas com a cadela para (re)descobrir Kotka, cidade de onde Turunen é original mas que só regressou à pouco tempo. Quando o transhumanismo passar para os nossos bichos de estimação, será possível refazer a alminha da Lihis, de tão fotografada que é nos escombros da cidade, galerias de arte e neve - ou será a alma de Turunen? É incrível o equilíbrio entre pose, espontaneidade, arte, crítica e humor que Turunen consegue com este livro e estas fotografias, quase não há diferença entre elas e as suas ilustrações e BDs. Não é qualquer um... 



Por fim, o Super Turunen fez uma capa para a k7 Dead (Ruton; 2019) de Jussi Lehtisalo (dos Circle). Trata-se uma singela intervenção de sintetizadores tão frios como o inverno finlandês. O ar 3D velha guarda da capa ilustra bem a música que é.

Amanhã o autor vai estar na Tinta nos Nervos a fazer uma visita guiada de manhã, às 11h, aproveitem para ir lá já que foram preguiçosos no Sábado!

sábado, 1 de julho de 2023

Macacos me mordam! MARKO TURUNEN em LISBOA!!!!!!


CONVITE   |  INAUGURAÇÃO 
SÁBADO  1  JULHO  16h
Marko Turunen

  Macacos me mordam !
Desenhos e transparências
na TINTA NOS NERVOS

É com muito prazer que convidamos para a inauguração da exposição do artista finlandês
Marko Turunen «Macacos me Mordam ! Desenhos e transparências.» 
 
Durante o evento, será igualmente lançado o seu mais recente livro Xeique PHDA, edição da Chili com Carne, numa conversa e sessão de autógrafos com o autor.
 


Macacos me mordam! é o nome da exposição de Marko Turunen que reúne imagens desenhadas ao longo de quase duas décadas. Pode-se encontrar tanto humor como sofrimento nesse título, uma antiga expressão portuguesa. Esses dois elementos são uma dupla comum quando se explora a arte de Turunen.
Na Tinta nos Nervos, apresentam-se quatro conjuntos distintos de trabalhos que partilham o mesmo vocabulário e a mesma força das imagens. Pelos diferentes suportes, compilando o que tem sido a temática recorrente dos seus trabalhos, transitam seres do outro mundo e muitas bizarrias deste, com ursos e extra-terrestres de outras galáxias, vaqueiros, pistoleiros e criaturas diversas deste far, far, west, numa espécie de non-sense criativo e surreal.
 
Marko Turunen é um artista e ilustrador baseado em Kotka (uma pequena cidade costeira na Finlândia perto da fronteira entre a Finlândia e a Rússia). Formou-se como escultor em 1997, mas a banda desenhada é a parte mais visível da sua produção artística. Tem livros traduzidos em francês, italiano, alemão e agora em português
 
Esta exposição tem o apoio do IIAF (Instituto Ibero Americano da Finlândia)