quinta-feira, 15 de agosto de 2013

- modus VS split LP +


Acho que foi numa entrevista com o camararada REP que ele disse que as duas estratégias contra a poluição sonora que nos atinge a todos, passa pela música Noise ou pelo seu oposto a reducionista. Eis dois casos que não sendo tão extremistas aproximam-se destas ideias, e mais do que isso estão unidos num formato comum, o split-LP, ou seja um dico vinil em que cada projecto fica com um lado para lá meter som. Um "versus", portanto...


Balinese Beast com Fusiller juntam-se para Les Géométries Souterraines (Tanz Procesz; 2013) e mostram electrónica Noise e Glitch, sendo que no primeiro caso há um saxofone de um grego já nosso conhecido que torna isto tudo num Spike Jones do Youtube. Lembra os velhos tempos da V/VM Test Records ou ainda Vomit Lunchs sem a fúria e o esplendor power-electronics. Fusiller também se fica pelos meados dos anos 90 mas pela dimensão plana dos Drones e dessas secas habituais do Noise civilizado. Bela capa / grafismo!

Sem querer irritar ninguém temos My Life on Weekends com o nosso ilustre Filipe Felizardo com o disco Words Move, Music Moves / Vol. III: O Water - O Excrement - O Dissolution - Before the Day of the Last Beginning (Wasser Basin; 2013). A estratégia da editora é excelente para não surgirem fenómenos absurdos com vinis de um só lado gravado, fazendo até agora, sempre belos split-LP's agrupando "estilos" idênticos em cada edição. Desta vez temos dois projectos de "falsa Americana", ou seja, guitarras acústicas intimistas. No primeiro caso acompanhado por samples que nos levam para um Dark Folk à anos 80. De Felizardo, nada a acrescentar ao que desenvolveu no seu último trabalho editado profissionalmente.

Enfim, dá que pensar que se calhar está na hora de procurar novas estratégias, não?

Sem comentários: