sábado, 3 de outubro de 2015

Espanha é que é!


Portugal sempre teve a mania que é melhor que Espanha mas a nossa recente visita praquelas bandas trouxemos provas que não, é justamente o contrário! Enquanto que em Portugal continuamos a ter o PS e o PSD como a merda que se vota, em Espanha assiste-se ao processo "revolucionário" do Podemos. Enquanto a Chili Com Carne faz 20 anos e ninguém cá quer saber, na Biblioteca de Salamanca tivemos lá pelo menos uma modesta exposição. Enquanto que em Portugal um intelectual de café fica encravado entre os caquéticos e patéticos Blitz e Jornal de Letras, em Espanha existe a melhor revista do mundo: El Estado Mental! Uma revista cultural, sobre TODOS os assuntos que pensarem - e sim, incluindo culinária! - sem armar em académico seca, textos de assuntos complicados mas escritos de forma acessível, pessoal e até íntima, por várias gerações de escritores e estudiosos espanhóis (mas também sul e norte americanos) sem papas na língua...

Como se costuma dizer, os espanhóis são mais que as mães, pois é, é verdade basta ver o que é Elvas e o que é Badajoz... Em Espanha publicam muito tal é a sua dinâmica editorial daí que haja muitos escritores com interesse ou que saibam pegar em temas de interesse sem cair em lugares comuns como os 'tugas que ainda não sabem quem é bem quem são William Burroughs e William Vollmann. Outro exemplo que conhecemos foi a Melusina que edita livros de pensamento crítico acessíveis como Necropolítica de Achille Mbembe. Livro de bolso composto por dois ensaios, um sobre como a Vida e a Morte são decididas nas políticas da Nova Ordem Mundial - um dos exemplos que é mostrado é o bombardeamento de Pancevo do nosso Camarada Zograf, o que me arrepiou especialmente ao relembrar o que ele passou naquela cidade porque era uma "guerra cirúrgica". O outro ensaio é sobre como a guerra também atingiu o pós-modernismo, ou seja como são criadas "máquinas de guerra" sem um centro territorial por grupos indirectos aos Estados. Muito interessante e esclarecedor!

Espanha recomenda-se, é verdade que são um bocado ganzados mas como sabemos bem, não há drogas boas ou más, o que há é drogas de boa ou má qualidade. Mesmo com as nossas diferenças de população, a verdade é que a portuguesa é mantida na ignorância. Como ignorante que é ainda se pavoneia... Domingo, vota em Espanha! Gracias!

Sem comentários: