sábado, 24 de setembro de 2016

Lapsos

Inês Estrada
Ed. Valientes; 2016

O Camarada Lam já chegou há dias e arranjou-me a nova produção das Valientes, o seu selo editorial. Trata-se de um romance gráfico da mexicana Inês Estrada, autora que não lhe dava grande credibilidade ou pelo menos achava o hype à sua volta demasiado grande, a começar pelo facto de que escrevia para a Vice, enfim... mas este livro é imprevisível e bonito. Insere-se, desculpem o cliché, no literário "realismo mágico sul-americano" mas temos de pensar que em 2016 o "mágico" é a teoria quântica e todo o fractal científico acoplado.
Numa história simples de jovens mex-punkitos com empregos de merda e vidas complicadas, acontece o imprevisível e acaba com uma moral positiva - tipo a vida afinal é do caraças. Estrada faz com elegância mesmo com o seu desenho tosco e energia narrativa sem nos deixar respirar muito. Obra que pode ser colocada na "Categoria Feminina" de obras termodinâmicas e geracionais como o Love Hole ou a Molly (?)... O livro é impresso a duas cores com o irrepreensível design que as Valientes nos tem sempre oferecido.
Eis mais uma razão para passar HOJE pela Feira Morta onde está lá o editor... Ah! o castelhano mexicano é realmente cheio de expressões pouco habituais para o nosso "portugnol" mas felizmente esta edição tem legendas em inglês para quem não entende "pendejo" ou "guama". Va!

Sem comentários: