segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

As serigrafias valentes do Martin!

Para acabar com os "posts" da visita do Martin à Laica nada melhor do que acabar com o melhor, o seu próprio trabalho. Tal como ele brincou na sua biografia: De Valência, cidade onde vive trará (...) edições do seu projecto Gráfica Valiente, que desde o Inverno de 2006 tenta destruir o mundo destabilizando a economia europeia com os seus zines e serigrafias caseiras e, eventualmente, com exposicões. Edita o zine El Temerario, dedicado à ilustração, e Kovra, dedicado à bd.

As palavras citadas resumem os seus projectos principais, o Temerário é uma antologia quadrada de ilustração com uma capa serigrafada. Ilustrações com pica (sobretudo as do Martin) que andam pelo puro hedonismo, pelo quotidiano non-sense e alguma mensagem política (pouca). O zine é super-atraente (pelo formato e objecto) tanto que logo no ínicio da Tour europeia da CCC trocamos exemplares e não chegou nenhum exemplar a Portugal - ficaram todos pela Itália, Eslovénia, etc... 
Sem o sucesso de vendas do Temerário, Kovra (ver aqui a capa do segundo número de Outubro 2010) é muito mais importante. É um zine de bd em castelhano - daí a "falha" das vendas. É a eterna injustiça das "línguas" que nos impede de adquirir publicações que não se consegue ler. Não será o caso em Portugal que podemos ler sem grandes problemas o "espanhol" por isso adquirem antes que se esgote este zine. Porquê o grande alarde? Apesar de não ter o mesmo aspecto profissional das outras revistas de vanguarda como a Canicola ou a Glömp, ou a conterrânea Argh!, julgo que poderá estar ao mesmo nível de interesse e qualidade. A verdade que o aspecto modesto esconde experimentalismos próximos do OuBaPo, o abstratismo, o seguimento da técnica narrativa dos “The Upside-Downs of Little Lady Lovekins and Old Man Muffaroo" (1903-05) de Gustave Verbeek, recuperação do psicadelismo 60/70 ou ainda do italiano Jacovitti. Isto tudo em 56 páginas A5. Uma publicação obrigatória para quem gosta de bd!
Por fim, Martin fez umas marionetes que se puxam a pila ou a língua e os membros dos bonecos levantam-se - ver as primeiras imagens deste "post". A impressão é em serigrafia e a colecção chama-se Jala Jala. Mostra que quando um desenhador e impressor tem ideias mete qualquer "artesanato urbano" no canto da mediocridade.

Sem comentários: