Os outros (rescaldo laico 3)
Último "post" sobre as edições que andaram pela última Laica, desta vez dedicado aos estrangeiros que foram convidados para participarem na maior feira de edição independente em Portugal.
A maior diferença entre este novo lote de imagens com as do passado é que parece ser mais negra e dramática. Os ambientes são depressivos como se o autor tivesse "samplado" BDs de horror e ficção científica vindas da "escola sul-americana". Até parece que o trajecto de dice industries está a acompanhar uma História da BD, começando pela BD infantil e popular para agora saltar para as BDs de terror (EC Comics, Warren, Breccia, etc...)... Imagino que no futuro o passo lógico fosse retalhar os álbuns do Crumb, Moebius e outros drogados...
Trabalho sempre surpreendente, como aliás será a sua colaboração no número 23 do Mesinha de Cabeceira a sair em Outubro deste ano. Estejam atentos!
Este "Qwert" e outros números antigos estão disponíveis pela Chili Com Carne - via ccc@chilicomcarne.com. Stock limitado, prioridade para sócios CCC.
Segue-se Circles Cycles Circuits (KVS; 2011) da simpática Dunja Janković, artista croata residente nos EUA e que na sua estadia na Laica fez um desenho gigante que depois era vendido "à fatia" (tipo 10cm por 1 euro, ideia gira!). O seu trabalho aliás presta-se a isso como se pode verificar no livro, mais próximo de sequências gráficas do que narrativas, mais matéria plástica do que BD - embora exista alguma.
Um livro muito bonito e cuidado (com impressões de duas cores, papéis transparentes, cortes circulares) que está cheio de trabalhos fragmentados da autora que no mínimo mostra mais um segredo (agora mal guardado) dos Balcãs. Dunja já tinha trabalhos espalhados publicamante em antologias desses lados e para quem é distraído a capa de um catálogo do festival Nova Dobo era dela...
A visita do Andrea Bruno serviu para termos uma bela mesa de livros dos vanguardistas Canicola. Além disso continuam a editar a sua revista homónima que vai agora no número 11 (Primavera 2012), este com o tema da BD Chinesa - ou será "nova BD chinesa"? É preciso relembrar que já existiu uma BD chinesa no século passado de cariz popular e maoísta chegando mesmo a ser editado em Portugal por grupos de esquerda radicais - alguns são bem bonitos graficamente, diga-se de passagem. Entretanto com a "abertura" da China, novas gerações tem criado BDs com registos pessoais, experimentais, artísticos e autorais com uma qualidade surpreendente - pelo nosso desconhecimento daquelas geografias - em que se destaca Chihoi que já colabora com o grupo italiano. Uma edição que deverá ganhar importância histórica daqui uns anos...
De resto, para quem ainda não sabe, a próxima Laica - já em estado de programação - será a última e derradeira edição. Por ser uma despedida será que vai ser tão bombástica como foi esta?
Sem comentários:
Enviar um comentário