quinta-feira, 26 de junho de 2014

XYZ

Nunca me tinha acontecido comprar um zine no bandcamp mas há sempre uma primeira vez na vida para tudo. Foi o Astromanta que me indicou que a Moxila (aka de Mariana Pita) não é só a estrelinha do azeite lo fi pós-Cafetra mas que também fez uma BD num zine intitulado Zine ao Improvizo #1, que é um mimo, diga-se!
Fácilmente pode-se enquadrar a BD nos grafismos degenerativos Pop da Hetamoé ou da Patrícia Almeida (curiosamente todas elas jovens autoras de BD portuguesa) e da genial "a-inocência-é-bela" de Lençóis Felizes do Van Ayres, com a vantagem de ter um dos melhores diálogos da mais recente BD portuguesa:
- Emprestas-me estes?
- Não me lembro de ti. És meu amigo ou meu fã?
- Não, eu não te conheço...
Quem resiste a monstros fofinhos e coloridos a dizerem estes belos disparates? Eu não resisto e acho que temos um bom zine fantástico contra marés e tecnocratas!
O único senão é que a Pita mete "z" nas palavras erradas mas como dizia alguém "são fanzines, senhor, são fanzines!" e esta BD vale por todos os erros do mundo. Aliás, a questão dos erros ortográficos tornou-se relativa! Se deixámos o Governo foder a nossa língua porque não podemos fazer o mesmo? No outro dia lia num livro sobre Rock a banda "X-Ato", mais deprimente do que isto não será uma pita de Braga a escrever "improvizo" com certeza.
E como é? Vaiaver #2?

Sem comentários: