terça-feira, 18 de junho de 2019

Orientais fofinhos?


Atenção, aviso à leitura deste "post"! Estamos num nível alto de "fofura"! Aliás, isto já é META-fofura! Os trabalhos da chinesa Nhozigra tem aparecido em Portugal através dos esforços de Ema Gaspar, primeiro importando (aló aló serviços de alfandega!) zines dela para feiras de edição independente e depois elaborando aquela que foi até agora a exposição de ilustração mais importante do ano - Sunshowers (Ler Devagar, Lisboa; Jan'19).

Foi na última Feira Morta (última? a final?) que adquiri algumas publicações totalmente loucas pelos materiais diferentes dos de cá (Europa), pela cores, pelo trabalho manual, zeus, sei lá, pela "cuteness" Pop estranha. Desculpem só agora divulgar aqui o trabalho da autora mas entretanto, como sabem, quase deixei de escrever neste blogue, passando os escritos pró jornal A Batalha. Convenhamos, isto é demasiado "cute" para se escrever num jornal de revolucionários de barba rija - de macho ou de trans em processo, tanto faz.

A dúvida fica sempre, isto é bizarro porque vem do outro lado do planeta (sim, enquanto dormimos, bilhões de chineses estão acordados!) ou porque a artista é mesmo fórex? Logo a matar, nem sei intitular os zines dela, estão em chinês (que chinês?). Um deles (imagem de cima) tem um formato de uma lagarta (fofinha, claro) e alberga três mini-BDs sobre coisas simples da vida, como comer "noodles", as vinhetas/ BDs são rodeadas por cores estrambólicas, qual bandeira Pace from Hell. Porquê? Porque não?

Outro objecto é em formato de borboleta ou será uma vagina em RGB? Outro é tipo "pop-up" e com uma BD tão tótó que não me atrevo a descrever para não passar um momento ridículo. Seja como for, tudo isto é irresistível! Pega-se num destes objectos com um sorriso na cara e um coração a bombar pelo inesperado. Como é que isto é possível!? Um chamamento antigo da infância feliz? O açúcar cheios de E's tornam-nos idiotas? Não sei, não deixo de pensar em paralelos como os trabalhos da Jucifer ou Mariana Pita, duas autoras que por detrás de uma certa inocência gráfica e produção de objectos além de BDs e zines (vejam as bonecadas e objectos de Nhozigra, sff) escondem esgares bem maduros, malandros e perversos. Na China será diferente?

Sem comentários: