sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Cracking ::: novo livro (gráfico) de Tommi Musturi / um terço da tiragem já foi!!


O novo livro do artista finlandês Tommi Musturi - na linha do Beating ou seja "obra gráfica" e não BD - será lançado oficialmente na inauguração da exposição do autor na Tinta nos Nervos, que estará patente entre 6 de Novembro e 9 de Janeiro de 2022, com a presença do autor. 

Tudo terá o título de Cracking.

Este belo monstrinho hiper-colorido está disponível na loja em linha da Chili Com Carne bem como na Tinta nos Nervos, nossos parceiros nesta edição limitada de 300 exemplares. 

Também está na Alquimia, BdMania, Exclamação, Kingpin Books, Legendary Books, Linha de Sombra, Snob, Tigre de Papel, Utopia e ZDB.

Agora, respirem... mas não muito!

Já começam a rarear exemplares!


A Tinta tirou umas fotos ao livro e disse isto: CrrrrrrRRRRRR.... Crack! CRACKING!! As engrenagens rebentaram do esforço titânico na impressão do maelstrom gráfico do mutante @tommimusturi. Esta colectânea de trabalho de quase 10 anos do autor finlandês é uma edição simultânea internacional, cuja versão portuguesa é uma co-venture da @chili_com_carne e da própria @tinta_nos_nervos. A nossa aventura enquanto editores associa-se à ocasião da futura #exposição do artista, este Novembro. Stay tooooned!!



Reconhecido artista de múltiplos e cambiantes estilos, este imenso volume reúne trabalhos éditos e inéditos de natureza gráfica muito variada do autor finlandês, produzidos desde 2013. Encontraremos aqui alguma pintura, posters, ilustração, pixel art, e mesmo esboços e outros objectos díspares. Uma verdadeira tempestade, que demonstra acima de tudo uma indómita vontade em criar imagens, subsumindo todas as circunstâncias dos seus "pedidos" à única força que Musturi pode seguir. 

 O livro contém ainda um ensaio do próprio autor sobre práticas artísticas contemporâneas em fronteiras que o teimam ser, e "liner notes" de todas as obras incluídas. Esta edição teve edição simultânea internacional, sendo a portuguesa uma colaboração entre a editora Chili Com Carne e a Tinta nos Nervos, por ocasião da exposição que estará patente de Tommi Musturi entre Novembro de 2021 e Janeiro de 2022 na galeria Tinta nos Nervos.

...

sobre o autor


Tommi Musturi (Ruovesi, Finlândia, 1975) é um autor de banda desenhada, conhecido pelo seu estilo camaleónico que lida com temas existenciais rodopiando no ideal da liberdade. A sua expressão artística usa vários métodos que vão desde o simples rabisco até à criação de um estilo singular para uma mensagem específica.


 Está envolvido no mundo editorial e curatorial, fazendo parte desde 2005 do colectivo de BD Kutikuti. Tem publicado mais de 40 títulos, entre fanzines, romances gráficos e livros de arte, sendo o seu trabalho mais conhecido a personagem que lembra um fantasma, Samuel, cujos dois volumes foram publicados em Portugal. Participou em mais de 200 exposições pelo mundo fora, incluíndo Lisboa, Beja e Porto. 


Musturi vive com a sua mulher e filha na aldeia de Siuro, no sul da Finlândia.


Em Portugal o seu trabalho foi divulgado nas antologias QuadradoMesinha de Cabeceira, MASSIVE, no jornal A Batalha e na revista Argumento. A solo foram publicados Caminhando com Samuel (MMMNNNRRRG; 2009, 2ª edição 2016), To a stranger (Opuntia Books; 2010), Beating (MMMNNNRRRG; 2013), Simplesmente Samuel (MMMNNNRRRG; 2016), O.O.M. (Mundo Fantasma; 2017) e Antologia da Mente (MMMNNNRRRG; 2018). 

Sem comentários: