quarta-feira, 24 de abril de 2024

O barato sai caro


A LowCCCost é a nossa colecção mais mediatizada, premiada, com sucesso de crítica e público. Tanto que esgota rapidamente. Tivemos pudores em reimprimir os nossos livros devido à nossa pequena dimensão logística e os riscos que acarreta reeditar livros mas devido aos incessantes pedidos por estes títulos, em breve eles estarão outra vez disponíveis no mercado livreiro.

Comecemos pelo Deserto e Nuvem de Francisco Sousa Lobo, originalmente lançado em 2017.  Verdadeiro marco teológico que regista os últimos sopros da vida monástica dos monges cartuxos no Convento de Évora. Passado pouco tempo estes emigraram para Barcelona, mais próximos do IKEA e da praia. É também um verdadeiro marco na BD portuguesa por ter ganho os "Jedis da Bedófilia", isto é, os prémios dos principais eventos de BD em Portugal mas também surpreendendo noutras áreas como a do Design pelo seu aspecto "duplo" ("split") com um acabamento em acordeão a segurar ambos os livros. De um lado Deserto sobre a visita de Lobo ao convento e de outro Nuvem que ilustra 20 cartas sem resposta endereçadas a um monge cartuxo. 

Saiu na semana passada, no âmbito da exposição do autor na escola Ar.Co. em Xabregas uma nova edição, "regular", isto é, com encadernação brochada, em que se lê primeiro a BD Deserto seguida pela Nuvem e inclui antes uma BD (inédita) de introdução (de quatro páginas) do autor. Daí a inclusão de "e" entre os "dois livros", já não é opção ler um ou ler o outro em primeiro... 

Já está disponível na nossa loja virtual e algumas livrarias!

Einstein, Eddington e o Eclipse : Impressões de Viagem de Ana Simões (ensaio e argumento) e Ana Matilde Sousa (BD) saiu em 2019 e é uma perfeição editorial, dentro do meio académico e institucional, que conseguiu confluir o nobre objectivo de divulgação científica com Arte - seja ela narrativa ou não - que tantas vezes entram em conflito e com resultados medíocres. Aqui é o contrário, é uma obra iluminada, elaborada no âmbito do centenário do eclipse de 1919, o livro está dividido em duas partes, ensaio e banda desenhada, ambas bilingues, em português e inglês, as duas principais línguas usadas durante a expedição, cujos resultados confirmaram a revolucionária teoria da relatividade de Einstein.

Nesta nova edição, foram incluídas novas descobertas e foram feitas mais 16 páginas novas para a banda desenhada. É o que se pode dizer em jargão livreiro, eis uma edição "revista e ampliada"!

Em breve terá um novo lançamento. Até lá, já se encontra disponível na nossa loja virtual.

Sem comentários: