M.A.L.
de
Rodolfo Mariano
é o 20º volume da Mercantologia, colecção dedicada à reedição de material perdido no mundo dos fanzines.
M.A.L. é uma série de banda desenhada que foi desenvolvida durante o Verão de 2019 através de um exercício criativo de produção diário e respectiva publicação em lightninrods.tumblr.com. Entre 2019 e 2021 foram impressos três números da série em formato fanzine. Encontra-se aqui uma selecção das melhores bandas desenhadas da série.
Foram impressos 500 exemplares, 80p 16,5x23cm p/b, capa dura em geltex
já está disponível na nossa loja em linha e na BdMania, Cult, Kingpin, Linha de Sombra, Matéria Prima, Snob, STET, Tigre de Papel, Tinta nos Nervos, Velhotes e ZDB. brevemente em mais livrarias...
Rodolfo Mariano é um dos artistas mais produtivos na actual BD portuguesa - quem desconfiar que pegue na máquina do tempo e vá visitar a suas exposições retrospectivas no Festival de Beja em 2022 ou a Horror Vacui - gastará menos gasosa espácio-temporal porque foi só em Fevereiro de 2024, ufa! Uma afirmação destas pode dizer nada ou tanto como o Maior Colecionador de Guitarras da Tâsmânia, claro, mas será cego quem não tem acompanhado o seu trabalho e reparado nos saltos qualitativos cada vez que aparece uma nova produção sua. E mais! Eis um autor que tem mil mundos lá dentro dele para nos contar "coisas". É raro ver um só indivíduo que desenha de puta madre e ainda tem "cenas" para dizer! Ainda por cima diz tanto numa única página!! Acreditem, amiguinhos da Chili, cada página de Maldito Aquele Lugar é um Haiku perfeito. Ou uma bomba de ansiedade. Ou um gatilho para um Fantasia. Ou um Sonho capturado de outro ser noutra dimensão. Ou...
Para apaixonados da Krazy Kat, do Heavy Metal, da Interzona, dos Fofinhos da Mariana Pita, da vida pós-boémia e do Capeta. Nada dura para sempre.
Sinopse:
Há um lugar no Necroverso onde o Tempo parece não avançar nem
recuar. Entre a ascensão e a queda do Sarcoliberalismo Galáctico, a vida
vivida aos soluços em retrospectiva parecia não ter sido assim tão má.
Não fora essa mesma vida tão desesperantemente longa e desencantada
pelos efeitos soporíferos de um feitiço despótico ritualizado em segredo
pelos Necroeconomantes da Maldade Eterna ao longo de incontáveis eras.
M.A.L. ou Maldito Aquele Lugar situa-se nas entrelinhas das histórias
aos quadradinhos passadas na Terra Intermédia, território diegético
entre os paraversos Cemitéria e Vomitória.
Rodolfo Mariano (1981; Coimbra) artista visual independente, músico de rua improvisador de paisagens montanhosas subaquáticas, contador de histórias estranhas em quadradinhos, criador editor de livros efémeros e entusiasta de pequenas movidas paralelas esquisitas. Autor de Bottoms Up, participante assíduo na revista Pentângulo e do jornal Carne para Canhão, professor ocasional na escola Ar.Co. e colaborador regular das antologias da Chili Com Carne. Vive e trabalha entre Lisboa e Coimbra ao leme do barco fantasma perpetuamente encalhado em terra de ninguém, o atelier ABRACADABRA.
Livros disponíveis:
Bottoms Up (Chili Com Carne; 2020) - vendedor do concurso "Toma lá 500 paus e faz uma BD" 2020
(antologias:)
Conger Conger Comix (co-editado com Agenda Yuzin; 2022)
Massa Crítica (2024)
Pentângulo #2, 3 e 4 (co-editadas com escola Ar.Co.; 2018-2021)