quinta-feira, 23 de março de 2006

mão morta, mão morta vai bater a outra... porta!

Mão Morta: Müller no Hotel Hessischer Hof (DVD'06; Cobra Discos)

Entre ir às aulas ou ir a um espectáculo (ainda por cima dos Mão Morta) à pala de um tipo da Associação de Estudantes, não há dúvidas possíveis! Foi em 1997 em que os Mão Morta foram convidados para produzirem um espectáculo em volta do dramaturgo alemão Heiner Müller (1929-1995) no CCB, quando esta instituição ainda era alguma coisa e não a merda que é hoje. O espectáculo foi um sucesso de público e de crítica, etc & tal, para mim foi uma chatice mas apesar de tudo continuo achar que foi melhor do que ir às aulas.
Até estava curioso em rever o espectáculo nesta edição em DVD (houve edições em CD e VHS pela NorteSul / Valetim de Carvalho no mesmo ano do espectáculo), quem sabe se 9 anos depois a coisa até nem era melhor que me lembrava? Afinal nessa altura vivia o atrofio da universidade entre «bubas, deprês» mas mal vi aquelas estatuetas horríveis sem feições – apanágio de artistas plásticos sem talento – que “populam” o palco tive um ataque psico-dérmico!
[pausa mental]
A música que os MM elaboram é contida e hiper-controlada (é nítido o embaraço e nervosismo dos músicos), uma espécie de “Opera-Rock” (Theater Rock?) que copula com Electrónica e Noise-Cabaret e nasce dos textos (Literature Rock?) que são de uma morbidez soberba – simplesmente brilhantes os temas “Ontem Pela Tarde Ensolarada” e “Hiena”. Pessoalmente é uma fase dos MM que não simpatizo e julgo o que aconteceu algo que se pode designar de “arte falhada”. Levou uns anos para os MM utilizarem esta experiência em seu favor com “Nus” (CD’04; Cobra) mas em 1997 a coisa é placenta “dark freak chick”.
A reedição em DVD é tem os (clássicos) Extras mas "no more comments".

Sem comentários: