quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

catálogo L'Employé du Moi disponível pela CCC

Voltou a estar disponível quase todo catálogo do colectivo editorial L'Employé du Moi. Este colectivo belga existe desde 2000 (a pré-história do grupo passa pela edição do zine fotocopiado Spon, que chegou a atingir cerca de 50 números, situação pouco usual num zine!), e de certa forma tem uma inspiração perto da L'Association (quem não foi inspirado pela L'Association que atire a primeira pedra?), pelo facto de se envolver em projectos originais (40075m), em projectos colectivos (Disparition), tendo a autobiografia e/ou o recorte intimista nas suas bd's ou ainda explorando as possibilidades "OuBaPoanas" - como o interessante Polyomimos, livro colectivo de bd's mudas em que cada autor fez uma bd de uma página com 20 vinhetas cada e depois remistura a continuidade das vinhetas de forma a contar uma nova história.

O grupo tem se expandido em número de autores e actualmente podemos encontrar nas suas fileiras Bert (que participou no Mutate & Survive), Laurent Dandoy, Thomas de Coster, Max de Radiguès, Claude Desmedt, Sacha Goerg, David Libens e Cédric Manche. Sendo que destacamos os livros de Sacha Goerg (Bouture e Rubiah, em francês) e Lointain de Claude Desmedt, uma impressionante bd muda.

Ainda de projectos relembro o edM Recordz, um CD-R de edição limitada criado para o Salão Lisboa 2001, em que a música é tocada pelos autores do colectivo, e o livrinho serigrafado do CD contêm ilustrações ou bd's que adaptam cada uma das músicas.

Sem comentários: