sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Nada mau para uns espanhóis...

v/a: "Decibelio Festival 2006" (Belio; 2006)

DVD daquele que será um dos mais importantes festivais de música electrónica de Espanha - país esse que tirando o Sonar é mais "roqueiro" do que "electrónico" - que é produzido pela revista Belio, apoiado pela Câmara de Madrid e é gratuito - tal como este DVD (agradecimento especial à Connexion Bizarre!).
O festival é composto por actividades da "geração cibernética": instalações, live-acts, graffitis, etc... O DVD é o registo deste festival em que o grosso da sua composição são as filmagens das actuações da edição de 2006. Entre os 16 projectos divididos em duas noites vamos encontrar nomes como Pan Sonic (os mais experimentais do festival, sem sombra de dúvida), This Morn'Omina (Techno Tribal de gosto duvidoso), Synapscape (electro-breakbeat), Radium (Technoize), Mlada Fronta (electronica ambiental), Funkstörung (electro-house), Bong-Ra (breakcore do melhor - e sem dúvida o melhor do festival, pois quem consegue misturar Slayer com Drum'n'Bass só pode ser fixe!), Hecate (digital hardcore com uma voz grunhida pela própria DJ)...
Depois de ver vinte e tal gajos carecas ligados ao seu portátil (em que o piorio de sempre vai para a prestação de techno-hooligan de Jason Forrest - e com excepções, ehm... o Bong-Ra tem rastas e Hellfish, outro "breakcorer", usa vinil!) acompanhados com projecções de VJ's eficientes e com imagens do público composto por Góticos e Ravers (as imagens fazem uns close-ups às chiquititas, claro, mas ainda se apanha um tipo com uma máscara do Jason), a edição é acrescida por clips de vários artistas visuais, em que destaco o suiço Andy Storchenegger graças ao seu humor e imaginação - os outros vídeos fazem parte da constelação da "seriedade secante". Dado a risota que é o Festival Número e os parcos meios do (extinto) Samizdata Club, é caso para pensar que afinal os nossos hermanos rockeiros até se safam mucho bem... Olé!

Sem comentários: