quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Cara ou coroa?

Bongolê Bongoró #2 (Pégasus Alado; 2007)
Ups! #4 (Aquilo Teatro; Dez'07)

Este segundo número do Bongolê Bongoró está, em relação ao número anterior, mais estilizado, mais airoso e "sexy" mesmo quando na lombada se lê "Manual de Economia Doméstica - fascículo XIII". A impressão da preto e vermelho da capa (e do poster que acompanha a edição) deu-lhe um ar mais profissional. No entanto, a fórmula "non-sense non-stop" repete-se com menos frescura embora não seja de desprezar as participações "chilianas" de Edgar Raposo, Pepedelrey, João Cabaço e André Lemos, e já agora, do italiano Claudio Parentela.
A edição deste zine é sem dúvida ambiciosa uma vez que não tem pudor em fazer "cut'n'paste" do material ao longo das suas páginas A5, obrigando o leitor a fazer uma leitura total, forçada e atenta do zine - por exemplo, a bd de João Cabaço aparece dividida em duas partes sem aviso, estando no meio uma ilustração do Parentela e um texto.
Em Fevereiro 2008, a Chili Com Carne com a Groovie Records, espera realizar um Encontro de editoras e autores independentes de banda desenhada em língua portuguesa, onde esperamos ter como convidados os elementos da Pégasus Alado. Uma altura para os conhecer e adquirir exemplares deste zine.

O quarto número do zine Ups! ao contrário do "BB" desilude logo de início enquanto objecto físico devido à capa nada atraente composta por um texto - uma troca de e-mails com o editor João Louro revelam que houve algum stress para acabar a edição e por isso algumas decisões de Design não foram as melhores. Mantem o sempre engraçado formato quadrado (17x17cm) e assume-se como um ”fanaudio” porque, como já tinha acontecido anteriormente, as criações (bd, ilustração, textos e fotografia) foram musicalizadas. A sua audição é feita online.
No meio de tanta coisa destacamos a bd de Brown pelo seu virtuosismo e humor, a pintura bruta (?) de Carlos Veloso, os monstros ilustrados de Rui Sousa, o ar "blasée" das modelos na bd de José Vaz, as ilustrações de Pedro Zamith e as tiras “Não tavas lá!?" por Marte. Quem poderia ser destacado também seriam as bd's de K!m Pr!su e João Louro (com argumento de Anabela Teixeira) se não usassem (mal) o digital na legendagem (nos dois casos) e no tratamento de cor (no caso de João Louro). Quando é que as pessoas vão deixar-se enfeitiçar-se pelos fascínios tecnológicos para destruir os seus desenhos? No primiero caso, é especialmente grave visto que os desenhos são 100% "freaks" e "psicadélicorgánicos" e apanham com as "fonts" mais deslavadas e frias do PC.
Quanto à música, ainda não ouvi tudo porque só dá para ouvir pela 'net e considerando que a minha ligação não é das melhores, eis-me info-excluido para ouvir o que foi feito por Victor Afonso, Victor Gama, Ulrich Mitzlaff, Tiago Rodrigues, Push, Phantasma, Pedro Lucas, Pedro Almeida, Marcos Silva, Luís Andrade, Julieta Silva, João Louro, Gil Nave, Daniel Gamelas, Carlos Santos, Bruno Felício e Alberto Loops.

1 comentário:

linfoma_a-escrota disse...

grandes cenas que voces têm páki!!:)

www.videodroma.blogspot.com
www.motoratasdemarte.blogspot.com