sábado, 8 de dezembro de 2007

10 CCC - comemoração 4: o sítio oficial: www.chilicomcarne.com

No país da pobreza socio-cultural (ou se preferirem prosa:) na nação dos queixumes e dos esquemas, ainda hoje parece-nos inacreditável que uma estrutura como a Associação Chili Com Carne, não só tenha sobrevivido 10 anos, como seja única num Portugal que se rege por 14 distritos - não deveriam haver pelo menos 14 "chilis" no país? Também é estranho que entre autores, colectivos e editoras profissionais, a CCC tenha sido a primeira a aderir à Internet criando e mantendo uma página web - embora seja de esquecer a versão de 1997 com aquele endereço chato da Terravista ;)

Em 2001 com o lançamento da antologia internacional de ilustração e bd, Mutate & Survive, a CCC expandiu o seu território virtual para um domínio próprio e com uma maior informação utilitária - ainda hoje estão acessíveis as biografias dos cerca 80 participantes do Mutate, por exemplo. No entanto com o crescimento de intercâmbio internacional e dos projectos editoriais associados (MMMNNNRRRG, El Pep, Opuntia Books, Imprensa Canalha) foi necessário procurar outro tipo de ferramentas. Ao comemorar 10 anos de existência foi claro que a mudança tinha de ser feita. A nova versão da página é suportada pelo "open-source" Joomla! que permite uma liberdade de tratamento de informação a qualquer nível.

Entretanto a expansão do site passará por uma loja de fácil utilização e que sirva pelo menos de referência do melhor da edição alternativa portuguesa e internacional, e ainda o desenvolvimento de galerias de imagens para os autores da CCC. O blogue da CCC continuará a informar eventos da CCC ou dos seus associados, a publicar resenhas críticas a edições independentes (sobretudo a zines e livros) e outras contribuições que os associados achem pertinentes.

As vossas visitas são uma honra!

... Serve este comunicado para agradecer oficialmente ao Nuno Henriques, à Rosa Pomar, ao Miguel Falcato & André Abreu / Djomba, à Joana Bértholo, à Patrícia Romão, e em especial à Guida, ao Sérgio Rocha / Make it simple e ao João Pequito / Industrial PT, que de uma forma mais ou menos desinteressada ajudaram a criar o sítio.

...E para quem perdeu a conta, desde da reformulação do sítio a 22 de Abril, foram publicadas diferentes "molduras" criadas por Marcos Farrajota, André Lemos, José Feitor, Pedro Brito e Pepedelrey. A moldura corrente é da autoria de João Maio Pinto.

Sem comentários: