sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Brasil IV

Mais atrasos em comentar material "undagroundxi" que obrigam à famosa expressão "rapidinha", originária do Brasil humorístico. É um país estranho o Brasil, ainda à poucas semanas estava ver uma série de tv - Os Filhos do Carnaval - que mostrava vários extractos da sociedade brasileira. Por mais miserável que a vida das classes mais baixas pareça quando chega a hora do Carnaval e do Samba, pimba! O pessoal fica com aquela cara de "bobo", de felicidade infinita que nem os budistas conseguem. Algumas imagens da série mostravam isso muito bem. Haverá razão para a maior parte da produção bedéfila brasileira ser humorística? É mesmo uma característica genética?
Isto para dizer que é difícil encontrar bd brasileira sem ser humorística mas talvez duas recentes produções de Brasília venham discordar com esta afirmação... ou talvez não!

A S&V (Kingdom Comics; 2008) é um zine em formato A5 impresso a preto e branco e vermelho, feito pelo autor Gabriel Góes que deve ser um especialista em desenho Pop porque em várias bd's muda de estilos, um a lembrar o grafitti / street art, outros a lembrar o "indie" norte-americano dos anos 80 e 90 (em upgrade como o estilo do galego David Rubin), outro próximo das degenerações de Gary Panther - Soco! é um super-herói Manga todo lixado. A acompanhá-lo, outro Gabriel mas este é Mesquita, também degenerado mas como se estivesse nos anos 50 no pior episódio de super-herói espacial e atómico aliás, a bd que faz é publicada num suplemento que é o Capitão Atómo nº32 (pois claro, o número 32!). Esteticamente tudo muito longe da tradição caricatural mas ainda assim completamente virados para o humor. Um humor já não da piada Chiclete Com Banana mas mais sofisticado por ser iconoclasta e absurdo. A CCC distribui este zine aqui.

E voltamos ao Samba (Kingdom Comics; 2008), desta vez revista [sic]! Na redacção além dos "Gabrieís" junta-se Lucas Gehre, e nas páginas mais outros talentos e a malta do zine Bongolê Bongoró. Ou seja, toda turminha de Brasília e arredores dançam por aqui em pleno ataque de energia criativa.
O índice de humor e non-sense aumentou (com os "bongolês" seria impossível isso não acontecer) , bem como o número de páginas e as cores da impressão - é completamente a cores. O formato é o comic-book e de antologia com 12 criativos ligados à bd, ilustração e literatura.
Existe uma continuidade de intenções vindas do S&V sendo o "número 18 do Capitão Atómo" (sim, o número 18, claro está!) incluído, bem como o "número 2 do Soco!" mas com vontade de ampliar a esfera de interesses e de influência.
Editorialmente talvez a revista seja um bocado confusa e a desperdiçar as páginas a cores em alguns casos, ao jeitinho brasileiro do "que se dane". Ainda assim, uma óptima publicação para quem procura do Brasil uma bd mais próxima dos valores da "geração miniTonto".

Sem comentários: