quarta-feira, 13 de julho de 2011

Publish or Perish


La Escena Alternativa : Actas de los Encuentros Internacionales de Editores Independientes, Punta Umbría, Huelva 1994/1999, v/a (Ayuntamiento de Punta Umbría; 2000) ; Soopa, v/a (Soopa; 2011)
Dois livros bastante diferentes tendo apenas em ponto de comum a vontade de registrar as suas actividades. No primeiro caso é um apanhado de apresentações ao longo dos primeiros 5 anos de actividades da Edita, encontro internacional de editores independentes cuja edição deste ano a Chili Com Carne e a MMMNNNRRRG estiveram presentes. Os textos são de vários editores participantes, alguns mais intelectuais outros mais rebarbados mas juntos conseguem transmitir várias mensagens úteis sobre edição independente - apesar destes editores e os próprios encontros estarem "dominados" por editores de Poesia. Mas os dados são comuns, seja para interessados em edições gráficas ou literárias, sejam de Espanha ou de Portugal. Desde que passamos a ser "europeus" de primeira (ultrapassados as décadas dos fascismos) a literatura (ou a edição) passou a ser um mercado como outro produto qualquer, onde "best-sellers" ofuscam as obras realmente importantes, onde a imprensa cultural serve de cão-de-guarda para grupos empresariais, etc... A resistência à estupidez e continuação de uma biblio-diversidade passa por editores independentes que por razões anti-económicas aplicam o seu capital e tempo para mostrar que nem tudo o que se publica é vazio e bem-comportado com o sistema capitalista. Neste livro encontra-se inspiração para continuar a fazer-se livros diferentes mesmo que ninguém queira saber deles.
Apesar de ninguém querer saber deles, aliás, precisamente por ninguém querer saber da Soopa, importante comunidade musical do Porto e Além-Mar, que provavelmente decidiram fazer um livro sobre as suas actividades. Um livro-objecto, luxuoso e bonito, em que textos, fotos e fotomontagens vão juntando um complicado puzzle de actividades, projectos e eventos que vão do Porto a Berlim, de Nova Iorque a Bragança, do electro-acústico ao Metal, do Dub ao Voodoo, da música de câmara à fanfarra de rua, do José Cid ao Carlos Zíngaro, do Sputnik aos túneis subterrâneos de Arca d'Água. O livro dá uma direcção para quem se desorienta nas pistas que esta comunidade têm largado por aí. Já o DVD / filme que acompanha o livro infelizmente de pouco serve. Não têm o mesmo élan do livro, não consegue ser um documentário nem um "objecto" artístico. Talvez falte um "argumento", não necessariamente numa linha narrativa mas algo que lhe desse um propósito estético ou uma mensagem concreta. Apesar disso, este é um dos livros mais bonitos feitos sobre música em Portugal. Fará História e irá oferecer muitos sapos a engolir no futuro.

1 comentário:

Sara Figueiredo Costa disse...

A CCC tem algum exemplar para venda?