segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Galante e a Mulher Mistério

Bruna Carvalho (a), Carol Carvalho (foto + montagem), et al.
Põe-te Fino Edições Caseiras; 2011

Não é muito vulgar aparecerem "fotonovelas" em Portugal. Assim de repente só me lembro do Puro Capricho (2003) do colectivo In Útil (com colaboração de Miguel Rocha) ou as da Ondina Pires com João Pedro Gralha mostradas algumas vezes em exposições e uma vez ou outra na revista Umbigo. Ainda assim, sobre estes dois exemplos, o Puro Capricho era um objecto artístico (uma brochura que acompanhava uma exposição numa galeria) e que fugia aos temas pueris da Fotonovelas (tratava-se quase de um "gore" sobre as questões da Beleza) e as "bds" de Ondina e João eram realizadas com bonecos / brinquedos.
Foi com alegria curiosa que adquiri o exemplar desta "Fotonovela nº1" na mesa da Põe-Te Fino na última Laica. Realmente havia uma segunda fotonovela editada mas era a cores, e "fotonovela que é fotonovela é a preto e branco"... e esta é apenas uma comédia de costumes, com uma mulher misteriosa (claro), um galante gajo de palito na boca (claro), uma busca pela verdade e engate (claro), acabando num fim inesperado tonto que não poderia contar (claro!).
Falta uma paginação mais "clean" e mais bem organizada - nesse aspecto o Puro Capricho era de referência dada aos conhecimentos de Miguel Rocha em bd - para que não se pareça apenas uma brincadeirinha de amigos.

Pedidos para poetfino@gmail.com

PS - Ia-me esquecendo de O Eterno Passageiro de Luíz Félix (BaleiAzul + Bedeteca de Lisboa; 1997) e de outro policial que saía no Público nos anos 90 (não me lembro nem título nem autores! Alguém sabe?), ambos tinham tratamento de desenho por cima das fotografias, por isso passou-me a ideia que também eram fotonovela...

Sem comentários: