quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Woofer Takeover Jubilee

André Lemos
Cotoreich , 2012

Enquanto o seu proejcto editorial Opuntia Books está dormente, André Lemos não está assim tão parado. A provar é este novo título (mais um daqueles títulos de extravagância criativa, apanágio do autor) que foi realizado pela editora / atelier de serigrafia Cotoreich, de França.
A Cotoreich como projecto segue o enorme movimento de livros gráficos / livros de autor que existe nesse país, em que o colectivo Le Dernier Cri seja o projecto mais conhecido à escala global. Não significa que outros projectos em França sejam inferiores ao Dernier Cri, seja em conteúdo ou na técnica. Este livro de Lemos é prova disso, seja pelo impacto luxuoso que sobresalta logo à primeira, pela qualidade do seu trabalho enquanto artista, e já agora, porque andam todos entesados com a crise, mantendo uma acessibilidade monetária para quem gosta de objectos únicos. Todo ele é impresso em serigrafia, com objectos encontrados e outros extras... Aliás, são dois livros na realidade (cada caderno é agrafado à lombada) que ainda incluem mais dois pequenos suplementos dentro dos cadernos principais.
É um verdadeiro labirinto editorial à descoberta do universo de Lemos, onde se recolhe uma colectânea de desenhos variados - alguns nossos conhecidos como um desenho que foi cartaz do Brucutumia e publicado no Seitan Seitan Scum. O tratamento em serigrafia cria outras hipóteses para os desenhos, ora pelas vibrações e texturas das tintas, ora pela sobreposição de desenhos diferentes que oferecem novas leituras, para quem achar "batota" a reedição de imagens já "conhecidas".
Este livro dá o devido tratamento merecido a um autor ignorado em Portugal. Nada como o olho franco-gráfico para resolver a injustiça. Quem quiser continuar a ser preguiçoso advertimos que os 80 exemplares deste livro devem estar quase a esgotar... Depois não é "que pena" que deverão dizer mas antes "hélas"!

Sem comentários: