domingo, 13 de julho de 2025

3 Tekno Tuga (7)

Ao contrário do que tem acontecido, "esta secção" fica-se pelos discos uma vez que está aí o Verão a bombar hormonas e parvoíce-mor!

Por falar nisso, e porque falamos do nosso país fatela, os putos da Rotten \\ Fresh acham-se muitos espertos e pensam que tem piada pegar no pior da nossa cultura - programas da manhã, programas da tarde, pimba, variedades várias - colocar uns beats de "drum'n'bass" (credo!) e "Dance Music" (House, techno) e acelerar as vozes que a coisa lá irá voar para algum lado. Não se consegue transformar merda (Goucha, Toy) e transformar em Ouro. É triste mas é verdade.

Seja lá quem for o DJ Vicecity mas espero que com esta k7, Tugacore vol.1 & 2 (que saiu em Agosto do ano passado, o data de lançamento divertida!), não lhe tenha iludido ou dado ambições para vir a ser o DJ residente da Kaxaça ou da Kadok ou da Kapital... Ah 'pera! o Kaxaça já fechou,... bom,... há sempre o Lux como substituição!


Se o Tugacore cheira a cena de manhoso já a compilação Hardcore Law, que também saiu pela Rotten o ano passado, já é outro nível - nível sofisticação, topam? A começar pela capa, um das melhores algumas feitas neste rectângulo ibérico. Ao que parece, ou o que me foi dito, é que estão aqui produtor electrónicos que são ignorados por cá mas que são "grandes" lá fora, não sei se é verdade nem tenho tempo para verificar estas informações, o que interessa é que o nível da qualidade destas faixas Techno Hardcore, Speedcore e Breakcore são completamente demolidoras.
Ao que parece há uma secção da Juventude que combate os sons narcotizados zombificados do século XXI (drone, trap, harsh noise e outras secas) e querem voltar à energia ímpar dos anos 90. O resultado é este CD f u d i d u que só peca pelas parvoíces de ir fuçar umas "mangaquices" mas até os Atari Teenage Riot o fizeram nos inícios por isso, moral para quê? Além de que as novas gerações perderam qualquer sentido do que é foleiro, misturando a fatelice com o "pós-irónico", armados em iconoclastas... O tempo dirá o "cringe" de manhã! Até lá qual é mesmo o spot lisboeta onde se curte isto?


Por fim, objecto bizarro esta k7 Physical Increasing Emptiness by Plentifulness de Nachtdier e Bypass, edição da Rasga, deste ano. Podemos chamar isto de um split ou é antes um projecto colaborativo "faixa sim faixa não" entre o neerlandês Nachtdier com Gabber puro e Bypass, um gringo do Illbient? É estranho meter faixas de energia pura encortadas com a deprê fim da festa. Um ajuste de contas com o mundo? 
Sei que ao ouvir isto antes de ir dormir deu para sentir um filminho na cabeça ali na hipnagogia da coisa mas depois disso não consigo tirar mais conclusões ou sentir mais. Algures avisam que é música para quem sente fatiga da "cena" e que isto é para quem tem entusiasmo pelo aceleracionismo... Mau! Em que ponto ficamos, ou isto é para bombar com o fim do Capitalismo ou é para é para mandar vir um Uber com comida quente e processada enquanto se surfa no sofá? No entiendo... Goza com as outras duas edições aqui referidas?

Boas férias dançantes!

2 comentários:

O2Joni disse...

Boas, O2Joni aqui do CD f u d i d u
Só quero agradecer pelas valentes gargalhadas que me fizeste ter..Este blog foi me chegado de repente como crítica, mas quando li, nao só fiquei contente por mim, pela Rotten, e pelo pessoal da Doujin, por termos chegado aqui, mas como é enorme feedback para mim.

É muito importante (pelo menos para mim) a notoriedade que a nossa compilaçao teve. Nao é perfeita, podia ser melhor (ou sequer ser feita xD), mas tivemos um enorme momento e felicidade em fazer todas as músicas para este projeto.

Posso nao saber o que é ser um artista. Será exprimir os nossos sentimentos? Passar uma mensagem? Uma História? Fazer simplesmente por gosto e felicidade? Ou todos?
Nao sei, talvez nunca descubra, mas estamos aqui para isso. A verdade é que é um enorme sentimento de gratificaçao por fazer estas "mangaquices" que me faz sentir bem :)

O mais importante para mim é ajudarmos uns aos outros e fazer aquilo que faz o nosso corpo mexer! Música!

Obrigado pelo riso chili com carne, acompanharei o teu trabalho daqui em diante.

MMMNNNRRRG disse...

go go go!!!!