quarta-feira, 30 de junho de 2004

Coser, Cantar ; Que suerte! nº Petroleo, Gaz, Oil; nº Mecánico; nº Tapas Enfermos

Olaf; 200_

O primeiro título é um zine A6 que tem duas versões, uma em francês outra em castelhano, em que ensina a fazer um "Doo Rag", cortesia de Olaf, um belga que reside em Madrid que para além de fazer bd's mudas e ilustrações ainda dinamiza a capital espanhola. Ah! Sim, o que é um "Doo Rag"? Não tenho bem a certeza mas creio que é o que Olaf chama a um instrumento musical inventado, o nome vem de uma banda que usa esse tipo de instrumentos... Neste caso, Olaf explica como fazer um "Doo Rag" com uma "Arma Laser" (de brinquedo claro!).
Mas falar do Olaf sem falar do seu zine de bd Que Suerte! seria sempre algo incompleto de se fazer. Sendo belga residente em Madrid, Olaf consegue a proeza de reunir no seu zine uma série de autores que provavelmente nunca teriam expressão em Espanha. Assim, em números temáticos, 95% do material é constituído por bd's mudas de gente tão diferente como Alvarez Rabo, Mauro Entrialgo, Jose Parrondo, Claudio Parentela, Calulnio, Sophie Dutertre, Pakino Bolino, Caroline Sury (o casal do Le Dernier Cri), Marcel Ruitjers, Max Andersson, Fábio Zimbres entre muitos outros. Que suerte! é mesmo uma sorte do caraças pois reúne nas suas páginas humildemente fotocopiadas autores amadores lado a lado de autores conceituados. As capas são estampadas e dão-lhe um ar bonito sem deixar de ser DIY!
Em Lisboa, é possível comprar o Que Suerte! na loja Eklet (Bairro Alto). Se não encontrarem é de escrever para Olaf, apartado 18280, 28080 Madrid, Espanha.

4 e 4,3 respectivamente

Sem comentários: