quarta-feira, 30 de junho de 2004

Sobre BD

David Soares
Círculo de Abuso; 2004

David Soares tem sido um dos autores de bd mais dinâmicos da "geração 2000". Com um imaginário forte na literatura de Horror e Esotérica, ganhou logo uma personalidade única no panorama português. Escreveu um dos melhores trabalhos dos últimos anos - o "Mr. Burroughts" com desenhos de Pedro Nora - e desenhou uns 3 livros - um deles com o apoio das bolsas de Criação Artística do Ministério da Cultura. Auto-editou toda a sua obra através da sua Círculo de Abuso.
A auto-edição, pode ser vista como uma forma do autor proteger a sua criação desde a concepção até ao produto-final, como pode ser vista como uma espécie de fuga às regras de mercado que rejeita o trabalho do autor fundamentando que não existe lugar para ele. Seja uma ou as duas razões que levam ao David a auto-editar, o que acaba por interessar é sempre é o conteúdo do seu trabalho. No entanto, devo admitir que "Sobre BD", apesar da excelente qualidade dos escritos sobre 5 bd's - 5 ensaios de análise literária e artística - não deixa de ser um livro estranho: porque é caro, porque é estranho ter um livro com 5 ensaios (ok, há livros ainda mais estranhos no mundo, eu sei), porque não há imagens das bd's de que se fala, etc...
O stress de David mostrar ao mundo as suas criações são quase tão obscuras como as sua criações - desconfio que até podem ser estratégias & arquitecturas telúricas - mas por outro lado dada à modorra que se instalou na bd portuguesa - o trabalho artístico desenvolvido na década de 90 foi ultrapassado para uma simples especulação comercial - "Sobre BD" é necessária para discutirmos, para chatearmo-nos... para acontecer... alguma coisa.

4

nota 0: as 5 bd's que são analisadas são: "Maus" de Art Spiegelman, "Swamp Thing" de Alan Moore [et al], "Vincent & Van Gogh" de Gradimir Smudja, "Arkham Asylum" de Grant Morrison e Dave McKean e "Uzumaki" de Junji Ito.
nota 1: o livro vai ser lançado oficialmente no dia 5 de Junho na Feira do Livro de Lisboa, seguido de debate.
nota 2: tal como a Associação Chili Com Carne e a revista Satélite Internacional, também a Círculo de Abuso não tem actualmente distribuição livreira a nivel nacional. Por isso, a maneira mais fácil de adquirir este livro será pelo próprio autor/editor: d_w_father@hotmail.com

Sem comentários: