quarta-feira, 30 de junho de 2004

Sobre BD

David Soares
Círculo de Abuso; 2004

David Soares tem sido um dos autores de bd mais dinâmicos da "geração 2000". Com um imaginário forte na literatura de Horror e Esotérica, ganhou logo uma personalidade única no panorama português. Escreveu um dos melhores trabalhos dos últimos anos - o "Mr. Burroughts" com desenhos de Pedro Nora - e desenhou uns 3 livros - um deles com o apoio das bolsas de Criação Artística do Ministério da Cultura. Auto-editou toda a sua obra através da sua Círculo de Abuso.
A auto-edição, pode ser vista como uma forma do autor proteger a sua criação desde a concepção até ao produto-final, como pode ser vista como uma espécie de fuga às regras de mercado que rejeita o trabalho do autor fundamentando que não existe lugar para ele. Seja uma ou as duas razões que levam ao David a auto-editar, o que acaba por interessar é sempre é o conteúdo do seu trabalho. No entanto, devo admitir que "Sobre BD", apesar da excelente qualidade dos escritos sobre 5 bd's - 5 ensaios de análise literária e artística - não deixa de ser um livro estranho: porque é caro, porque é estranho ter um livro com 5 ensaios (ok, há livros ainda mais estranhos no mundo, eu sei), porque não há imagens das bd's de que se fala, etc...
O stress de David mostrar ao mundo as suas criações são quase tão obscuras como as sua criações - desconfio que até podem ser estratégias & arquitecturas telúricas - mas por outro lado dada à modorra que se instalou na bd portuguesa - o trabalho artístico desenvolvido na década de 90 foi ultrapassado para uma simples especulação comercial - "Sobre BD" é necessária para discutirmos, para chatearmo-nos... para acontecer... alguma coisa.

4

nota 0: as 5 bd's que são analisadas são: "Maus" de Art Spiegelman, "Swamp Thing" de Alan Moore [et al], "Vincent & Van Gogh" de Gradimir Smudja, "Arkham Asylum" de Grant Morrison e Dave McKean e "Uzumaki" de Junji Ito.
nota 1: o livro vai ser lançado oficialmente no dia 5 de Junho na Feira do Livro de Lisboa, seguido de debate.
nota 2: tal como a Associação Chili Com Carne e a revista Satélite Internacional, também a Círculo de Abuso não tem actualmente distribuição livreira a nivel nacional. Por isso, a maneira mais fácil de adquirir este livro será pelo próprio autor/editor: d_w_father@hotmail.com

1 comentário:

Scott A. Edwards disse...

Congradulations on a well written, interesting and superb blog! Have you heard about the shocking news? 1000's of real people are earning quiet fortunes from home using the most ingenious automated system ever invented.

Are you curious to find out what this is all about?

Why not? You have nothing to lose.

You can sign up for this system absolutely free of charge and check it all out for yourself.

To start off, we have a video presentation for you to watch. Just turn up the speakers if you can, and click on the link below.

Have fun and open your mind.

It is all right here: low cost multi level marketing It successfully covers low cost multi level marketing related stuff.

Come and check it out now, Scott :-)