terça-feira, 22 de agosto de 2006

Inguine @ Lisbon

Até dia 8 de Outubro está patente a exposição “Banda Desenhada política: esboços sobre a realidade por Gianluca Costantini” na (biblioteca da) Bedeteca de Lisboa.

Gianluca Costantini nasceu 1971, é Director de Arte da revista inguineMAH!gazine, é autor de bd underground, mas também é comissário de várias exposições (como as do Joe Sacco e Marjane Satrapi) e web-designer. O projecto “Political Comics” é um dos projectos que lançou na internet que será publicado na forma de livro em breve. O autor participou na antologia internacional de bd e ilustração, Mutate & Survive.




Inguine começou em Itália em 2001 como um site e depois como uma revista, em 2003. É um contentor de bd’s, imagens, poesia e palavras. É a evolução natural das experiências feitas com a bd e a sua relação com a web. Convictos das suas potencialidades enquanto autores de vanguarda, não tem havido limites de linguagens para este colectivo: música, VJ’s, arte digital, filmes de animação e projectos para exposições.
Alguns autores são conhecidos outros não. Alguns tem reconhecimento internacional, outros não. Algumas histórias são inéditas, outras não – foram editadas pela primeira vez na web. Alguns números são temáticos como o ultimo sobre Mussolini, o #3 sobre os EUA, ou outro sobre a Máfia, publicada durante o Festival Comicon (Nápoles) e distribuído durante as eleições na Sicília.

Sem comentários: