quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Shock de calor na CHILI!

Entre 15 e 31 de Agosto – estão desde já convidados para a inauguração de Sábado, às 17h – estará patente na CHILI! uma exposição do fanzine Shock, com originais de Estrompa e José Lopes.

Este fanzine de bd é o mais antigo que existe em Portugal tendo passado por várias fases, desde a sua origem em 1983 e a sua recuperação em 1989 - fase que homenageava heróis de bd franco-belga, sim, vomitem agora! - tendo publicado vários autores como Pepedelrey, Lacas, Diniz Conefrey, Ricardo Blanco, Guima, Marina Palácio, Xanxa Cabrita, João Fazenda, Nuno Saraiva, Pedro Brito,… A partir de 1996, o fanzine passa a publicar quase que exclusivamente as bd’s de Estrompa, nomeadamente a série de bd Tornado (imagem), que é uma pastiche a Torpedo 1936 (de Abuli & Bernet), ao Bogart e ao cinema em geral mas numa amalgama espácio-temporal cuja acção passa-se na Nova Iorque mítica que tem o Casal Ventoso ou Monsanto como bairros vizinhos. Talvez seja a única bd que ao goza com a famosa “Sin City” de Frank Miller, mostrando o quanto é merdosa esta última é.

Em números mais recentes o Shock dedica-se ao Policial (negro ou às pintinhas cor-de-rosa) tendo José Lopes com um dos cúmplices deste crime-zine. A seguir, dois cadastros para quem é burocrata por estas coisas: Estrompa (Lisboa; 1942) é um dos autores mais queridos de algum fanzinato lisboeta tendo inspirado e incentivado muitos dos autores acima referidos nos seus inícios de carreira. Publicou no Tintin, Pão Comanteiga, Mosquito (5ª série), Selecções BD, Mutate & Survive (da Chili Com Carne), Mesinha de Cabeceira e na colecção Lx Comics (da Bedeteca de Lisboa). José Lopes (Nampula, Moçambique; 1977) é um autor de bd que se não fosse o ano passado a edição do livro “4 Salas, 4 Filmes" (pela Bonecos Rebeldes) poderíamos afirmar que seria um autor (injustamente) despercebido pelo público. As longas bd’s que publica em fanzines e livros de autor tem um trago poético ainda que o tema de fundo possa ser um assassino com pancada Asteca, como acontece com o fantástico Windigo.


Os autores estarão presentes para cortar na casaca!
CHILI! : RUA dos FANQUEIROS, 174, 1ºESQ. Lisboa ::: HORÁRIO: 2ª a 6ª feira das 12h30 às 20h. Sábados: 12h30 às 19h. Encerra para almoço das 15h às 16h.

1 comentário:

Carlos Henry disse...

Sou desenhador brasileiro e faço ilustrações de RPG e comics para pequenas editoras dos EUA.
Como desenho vários gêneros (super-heroi,terror,humor,mangá,infantil,aventura..) tenho o sonho à tempos de publicar tiras infantis em jornais,diários,de Portugal.Até mesmo por meio de fanzine,poderia ser,contando que tivese boa divulgação.
Se puderem me ajudar com endereços ou websites de autores e fanzineiros portugueses,agradeceria muito.Procurei no orkut,mas não achei nada!
Fico no aguardo de resposta.Um abraço!