terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Brasil VIII


Vida Boa
(Zarabatana; 2009)

Chegou um carregamento de livros da Zarabatana, editora brasileira de bd com uma catálogo bastante interessante de autores contemporâneos europeus, norte-americanos, japoneses e brasileiros. Do pacote aquele que se destacou logo - até porque o resto do catálogo já conheço daqui e dali - era o livro do grande Zimbres!
Esta edição recolhe as tiras humorísticas (já lá vamos!) de uma série desenvolvida pelo autor para a Folha de S.Paulo entre 1999 e 2001, algumas acabaram por ser eliminadas para o livro, ou então, refeitas e algumas foram feitas de propósito. Na essência para dar uma maior coerência narrativa às tiras que duvido que fosse necessário, pois apesar de elas ser o clássico "piadinha no final da tira" sincopado ao ritmo diário, a sua leitura unificada mostra uma dinâmica incrível, digna de estar ao lado de uns "Moomins" com as enormes e devidas distâncias.
Esta Vida Boa conta as desaventuras de um "looser" que procura emprego sem nunca o conseguir encontrar, em compensação encontra sim, é um copo que fala! Ou será imaginação do tipo? Nunca saberemos, que sacanagem! A incapacidade de gerir o dinheiro, distraído pelo pecadilhos gulosos do consumismo ou o deslumbramento fácil são temas que vão surgindo neste trabalho, com pretexto para criticar a existência urbana dos nossos tempos num discurso ágil e irónico. O desenho do Zimbres continua "bad" para quem gosta de coisinhas redondas mas parece um bocado mais composto e "clean" provavelmente para que "toda a gente possa ler" sem ter um chilique - afinal de contas já basta o texto ser corrosivo como é.

Sem comentários: