domingo, 30 de agosto de 2009

Happy Hours

Como já perceberam a Chili Com Carne abandona o espaço CHILI! já na Segunda... os livros e zines ficarão lá e continuaremos a colaborar com o espaço mas não teremos responsabilidades de programação, decoração e comércio, seremos meros fornecedores das edições mais interessantes do underground!
 
E como é uma despedida pelo menos que haja oportunidades, e é isso mesmo que propomos:
Amanhã - saldos e descontos nos produtos que representamos para todo o público!
Segunda-Feira ao final da tarde - descontos para sócios e vamos acabar com as cervejas do frigorífico, iupi!

Believe Black Metal

Sgure : mongoloelektronoiz (Le Dernier Cri; 2006)

Apesar do título oficial (que está no site do LDC) não aparece em lado nenhum no objecto - o que aparece mais é a frase Believe Black Metal, que ficamos a pensar que esse é que é o verdadeiro título. É mais um livro com CD? Não! É um CD que está dentro de um livro impresso em serigrafia toda lixada, feito com várias páginas em foles tornando o folheamento do livro algo tão caótico como as imagens e a música . Falando da dita suja, ela é Breakcore/ Noise/ Powertronics que usa e abusa de Techno Gabba, Frank Sinatra, Death Metal, desenhos animados e tudo o mais para fragmentar em faixas curtas na melhor tradição "Zorniana" e "Pattoniana". É para foder a cabeça enquanto as ancas dão o seu pezinhode dança! E tal a música é iconoclasta também o como o livro remonta (monta?) imagens para a bastardice serigrafada do LDC: strippers a parir Aliens, cachorros de sapatilhas da moda, tudo em cores berrantes no registo neo(n)-escatológico.

sábado, 22 de agosto de 2009

Em estado de Shock


Expo do Shock na CHILI! até 31 de Agosto, é a última organizada pela Chili Com Carne porque está de saída do Espaço CHILI! à procura de novas aventuras!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

El Pep @ Indigente

Na próxima quinta-feira dia 27 de Agosto, a partir das 23h00, no programa Indigente da Antena 3, vai-se falar sobre os livros da El Pep, com mais atenção sobre os DEFIER e MOCIFÃO. Esta emissão foi em directo esta quinta-feira dia 20 e repete-se no dia 27. Sintonizem. Grande obrigado, Tiago.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Shock de calor na CHILI!

Entre 15 e 31 de Agosto – estão desde já convidados para a inauguração de Sábado, às 17h – estará patente na CHILI! uma exposição do fanzine Shock, com originais de Estrompa e José Lopes.

Este fanzine de bd é o mais antigo que existe em Portugal tendo passado por várias fases, desde a sua origem em 1983 e a sua recuperação em 1989 - fase que homenageava heróis de bd franco-belga, sim, vomitem agora! - tendo publicado vários autores como Pepedelrey, Lacas, Diniz Conefrey, Ricardo Blanco, Guima, Marina Palácio, Xanxa Cabrita, João Fazenda, Nuno Saraiva, Pedro Brito,… A partir de 1996, o fanzine passa a publicar quase que exclusivamente as bd’s de Estrompa, nomeadamente a série de bd Tornado (imagem), que é uma pastiche a Torpedo 1936 (de Abuli & Bernet), ao Bogart e ao cinema em geral mas numa amalgama espácio-temporal cuja acção passa-se na Nova Iorque mítica que tem o Casal Ventoso ou Monsanto como bairros vizinhos. Talvez seja a única bd que ao goza com a famosa “Sin City” de Frank Miller, mostrando o quanto é merdosa esta última é.

Em números mais recentes o Shock dedica-se ao Policial (negro ou às pintinhas cor-de-rosa) tendo José Lopes com um dos cúmplices deste crime-zine. A seguir, dois cadastros para quem é burocrata por estas coisas: Estrompa (Lisboa; 1942) é um dos autores mais queridos de algum fanzinato lisboeta tendo inspirado e incentivado muitos dos autores acima referidos nos seus inícios de carreira. Publicou no Tintin, Pão Comanteiga, Mosquito (5ª série), Selecções BD, Mutate & Survive (da Chili Com Carne), Mesinha de Cabeceira e na colecção Lx Comics (da Bedeteca de Lisboa). José Lopes (Nampula, Moçambique; 1977) é um autor de bd que se não fosse o ano passado a edição do livro “4 Salas, 4 Filmes" (pela Bonecos Rebeldes) poderíamos afirmar que seria um autor (injustamente) despercebido pelo público. As longas bd’s que publica em fanzines e livros de autor tem um trago poético ainda que o tema de fundo possa ser um assassino com pancada Asteca, como acontece com o fantástico Windigo.


Os autores estarão presentes para cortar na casaca!
CHILI! : RUA dos FANQUEIROS, 174, 1ºESQ. Lisboa ::: HORÁRIO: 2ª a 6ª feira das 12h30 às 20h. Sábados: 12h30 às 19h. Encerra para almoço das 15h às 16h.

sábado, 8 de agosto de 2009

Outlanders: Tales of Korea

v/a [ed.: Scott Bug]
Nalari Press, 2008

Antologia de contos e estórias auto-biográficas essêncialmente escritas por norte-americanos sobre as suas experiências na Coreia do Sul - e algumas na do Norte - sobretudo sobre tipos e tipas que foram para a Coreia ensinar Inglês. Pelo que percebi desde os anos 80 que a Coreia do Sul tem uma necessidade de educação em línguas estrangeiras, sobretudo o Inglês, resultando numa grande oferta de monitores perfeitamente catastróficos e charlatões, criaturas excêntricas, ou simplesmente perdidas ou desesperadas.
Outlanders oferece dezenas e estórias dessa gente idiota e inútil que estiveram na Coreia a meter nojo, escritas na pragmática língua de Shakespeare. O problema é que em 148 páginas sem índice ou uma separação gráfica decente dos contos a coisa acaba por se tornar repetitiva - mesmo quando as pessoas "tão singulares" retratadas conseguem ser realmente singulares na... estupidez.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Nicolas Robel até sábado!!!


+ info aqui e aqui

terça-feira, 4 de agosto de 2009

não-morrendo...

foto por Nicolas Robel da sua exposição Undying patente na CHILI! até ao final desta semana!!!
+ fotos aqui