sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Yoshi - o Puto Dragão E.P.

Esta resenha crítica saiu em Julho - sobre uma edição de autor. Entretanto (Dezembro) saiu uma nova edição pela Raging Planet e Raising Legends, que nada é mais do que uma versão industrializada da mesma edição. Mudou a capa, CD gravado em fábrica (invés no PC de uma membro da banda?), impressão offset do livro de bd e nada de novo. Agora tornou-se um produto popular, estava à espera de mais do que a edição original. Enquanto sofro com falta de novidades, ficam aqui as impressões de Julho:

A Aldeia Global está cheia de híbridos e este Yoshi é mais um caso de estudo! Primeiro de tudo é um zine (pelo formato amador e distribuição restrita), tem o formato de comic (formato norte-americano de bd) mas é uma Manga (bd japonesa de vertente popular e globalmente reconhecida) que conta um estória qualquer (um puto, vingança, gajos maus, um poder extraordinário, uma paixão, já apanharam o esquema, certo?) que serve de mote para a banda... Sim, existe a banda Yoshi - o Puto Dragão que tocou na Festa dos 10 anos da MMMNNNRRRG, em Maio, daí este artefacto ter caído nas nossas mãos...
Ou será o contrário, existe a banda que se transforma em banda desenhada? Em teoria, o projecto é multidisciplinar e por isso ambas partes são unas, embora haja uma grande distância qualitativa entre o amadorismo de Ana Quirino e João Sousa (que desenham a bd) e a música bem tocada e bem gravada. Isto para não falar também na performance ao vivo, cheia de energia e diversão - a banda e público disfarçam-se das personagens da bd numa pura diversão Cosplay.
Musicalmente "Cosplay-Metal" parece uma boa definição prá banda que podemos comparar a System of a Down e Mr. Bungle pelas mudanças esquizofrénicas de estilos musicais (mas sempre com a guitarra metalizada de fundo) e... Evanescence e J-Pop pelas partes "cute" e melosas. Cantam em inglês, português, francês e japonês, o que torna a coisa também bastante rica vocalmente - já uma voz feminina e uma masculina, ambas interpretam vários papeis, o que significa berros, sussuros, guturais e tudo o mais necessário para uma dramatização "live Anime".
É a melhor banda Rock portuguesa para ver ao vivo em 2010! E em disco também é bastante bom, tanto que deverão lançar brevemente um disco oficial. Já agora, para quem quiser saber sobre a banda - o myspace deles não é suficiente informativo - eis uma entrevista ao Puto Dragão aqui.

Sem comentários: