domingo, 26 de setembro de 2010

Strip it!


v/a
Strip it + Vladimir Palibrk; 2009

Antologia de bd com os resultados de um encontro em Belgrado com o apoio do programa "Juventude em acção" juntando autores de bd / interessados / ilustradores da Sérvia, Croácia, Espanha, Holanda e República Checa. Não fugindo ao formato habitual das antologias desta década - tipo Mutate & Survive ou Balkan Twilight (publicado pelo mesmo editor do Strip it!) - publicam-se bd's e desenhos soltos de uma série de workshops e "comix jams" feitos durante a semana do evento. Entre o amador interessante e desinteressante e autores que já marcam algum território gráfico, muitas das bd's foram feitas baseadas em textos de escritores conhecidos (como Nikolai Gogol) e contos tradicionais, ou então eram pedidas bd's de "como fazer..." (algo - e vale tudo, baldas às aulas quando se 10 anos ou ser assassinado por um serial-killer conhecido). Há também alguns "slices of life" de biografia e relato de viagem.
Independentemente dos resultados serem pouco excitantes e a edição fragmentada, o livro vale sobretudo como modelo para futuros encontros que se realizem do género com ou sem os apoios institucionais juvenis.

Oferta deste livro na compra de qualquer edição da Europa de Leste (temos mais títulos vindos de Leste que não se encontram no site, peçam-nos pelo e-mail ccc@chilicomcarne.com)

Sem comentários: