quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ccc@2ª.feira.de.publicação.independente


Estaremos lá com as nossas edições [+ info AQUI] e Marcos Farrajota numa conversa sobre edição independente irá tentar responder às seguintes perguntas:

1. Brevemente, dizer em que consiste o projecto editorial de que faz parte:
- que tipo de objectos produzem?
- qual a tiragem?
- quais os processos de produção?
-  quais as motivações iniciais que levaram ao desenvolvimento do projecto?
2. Perante o mercado editorial português, dominado por grandes distribuidoras como a FNAC ou a Bertrand, acham que a edição independente aparece como alternativa a este tipo de mercado? Ou terá motivações completamente distanciadas desta ideia?
3. Quais as primeiras dificuldades com que se depara um editor que quer começar uma publicação ou uma editora? Quais os principais problemas?
4. As edições independentes vão vivendo num nicho de mercado muito específico. Muitas vezes são os próprios editores que compram a outros editores, e acaba-se por produzir material editorial para um círculo bastante fechado. Concordam? Acham preocupante? Acham que esta ideia choca com os objectivos principais dos vossos projectos editoriais?
5. Como é que se gere um projecto editorial independente? É posssível ter um estrutura económica sustentável? Têm como objectivo o lucro? O que pensam de apoios ou subsídios do estado ou outras instituições?
6. Acham que estamos a viver agora uma altura de 'popularidade' da publicação independente? Uma vez que o público está cada vez mais alargado, o que define uma publicação de sucesso?
7. Para terminar, no fundo, porque é que editam? Dinheiro, paixão, entusiasmo...?

Sem comentários: