sexta-feira, 24 de outubro de 2014

CCC / MNRG 2014-...



Em Setembro de 2008 a Associção Chili Com Carne e a MMMNNNRRRG assinaram um protocolo de aumento dos descontos dos títulos desta "editora-bruta" (ou será bruta de editora?) para os sócios da Associação que tinham sobre quase todos os títulos da MMMNNNRRRG 50% de desconto.

Infelizmente esta situação não poderá continuar por várias razões, cujas edições mais recentes da MNRG mostraram-nos ser impossível manter este programa. Os descontos de 50% da CCC surgiram numa fase em que nenhum dos projectos editoriais tinha distribuição profissional no mercado livreiro (foi assim durante 10 anos desde 2004) e a ambição era que os associados seriam o "substituto" dessa ausência e total desinteresse das distribuidoras portuguesa da altura. Pensava a CCC (e nós) que os associados iriam comprar mais livros - fundo de catálogo, mais quantidade, enfim nem que fosse para oferecer aos amigos no espírito de infecção cultural - ao ponto de ser preferível dar 50% sobre o PVP a pessoas do que às distribuidoras. O plano falhou, claro... mas também atraiu vários sócios novos e fez crescer a CCC que ficou realmente a ganhar com isto. A CCC não só vende as suas próprias edições como recebe as quotas para os sócios terem acesso aos descontos; e a CCC ao contrário da MNRG tem também outros ganhos para além de venda de livros: recebe uns subsídios (pobretanas mas sempre é qualquer coisa) e também vai distribuindo edições de outros (zines, livros, k7s e discos).

Ou talvez o nome MMMNNNRRRG não seja o mais apelativo ou talvez os nossos livros sejam mais "dificeis" dos que da CCC - pelo menos são mais extremos - ou porque são quase todos livros são "a solo" (muitos títulos da CCC são antologias) e acabam por ter menos impacto do meio - mesmo que Tilmann e Tosel tenha sido nomeados ou ganho prémios importantes ou que os nossos autores sejam referidos no 1001 Comics You Must Read Before You Die. A verdade é que demoramos mais tempo a vender que a CCC, pior, temos mais encargos para fazer um livro - como legendagem e tradução - além de que o trabalho da "irmã" CCC é feito de forma voluntária a 100%.

Para conseguirmos melhorar o nosso trabalho (que significa economia) temos de voltar a reduzir os descontos que faziamos antes de 2008. Ou seja, teremos de voltar aos 20% como aliás são esses os descontos de outros projectos editoriais que a CCC distribui (Opuntia Books, El Pep, Plana Press, Ruru Comix,...). Lamentamos pelo facto mas tem mesmo de ser assim... Para não prejudicar totalmente quem se tem inscrito na CCC, iremos aplicar ainda este desconto dos 50% até ao final deste mês de Outubro.

Sem comentários: