terça-feira, 14 de outubro de 2014

Valência / Treviso / Hamburgo

Este ano a Chili Com Carne foi a novas paragens europeias e ainda está abrir as malas... Na realidade não é muita coisa para falar, é mais falta de tempo. Não há muito para escrever porque mais do que nunca, é raro encontrar coisas fora do normal numa Europa (mundo?) uniformizada, estas são realmente as excepções...


É difícil perceber aonde quer ir o Magius! Depois do excelente Black Metal começou a editar uma fornada de zines monográficos (publicações de um número só) que é difícil de acompanhar – e de seguir? Depois deste lote descrito AQUI na última visita ao Tenderete (foi ele que fez o cartaz desta edição) encontrei mais quatro títulos passam pelo sexo na Época Medieval (Clássicos Caninos, vol. I), pela cultura Hipster (El Oráculo del Triángulo Hipster) , Skinhead (Oink! The Comix) e Basca (Todo por la Vasca) feitos entre 2013 e 2014(?). Apesar da diversidade dos temas há duas coisas que as une, a coerência gráfica dos trabalhos em que cada vez mais é fácil reconhecer o estilo deste autor de Múrcia e a sua capacidade incrível de expor os estereótipos de cada (sub)cultura usando teriomorfismo. Eu não sei bem o que é um “hipster” mas os barbudos tatuados e gajas com ar enjoado que deambulam por El Oráculo (…) parecem-me a gente burra que aparecem nas festas da Vice ou nos cafézinhos do Intendente. O homoerotismo dos Skins também tá lá todo em Oink! e embora não conheça nenhum Basco, os cavalos "freaks bestas" relatados nas páginas de Todo por la Vasca parecem-me uma caricatura viva do que se passa por lá. Em formato A5 e a maior parte impressos a cores, estes zines são das BDs mais excitantes para quem gosta de cultura Trash, especialmente porque não se vê aqui uma “série” e não se sabe o que vai continuar ou não. De estar atento, não vá sair um tijolo como foi o do Black Metal e ficarmos a chuchar no dedo!

Durante o Festival de BD de Treviso as únicas aquisições foram dois fanzines. O primeiro foi Femore Meraviglioso (Ernest,; 2014) da activista Sara Pavan, um cuidado "chapbook" com uma BD simples mas bastante interessante porque relata uma simples viagem de comboio a Veneza com um "engate" pelo meio mas sob uma pespectiva erótica feminina que torna esta BD mais próxima da Anaïs Nin que outra referência da BD... Já Particles of Pensé (2014) de Martoz é mais fácil de comparar às distorções corporais de Carlos Nine (e não foi para rimar com a Nin!) embora os seus textos sejam uma verborreia non-stop e non-sense impossível de compreender ou vontade de entender. Fico-me pelos excessos dos desenhos que são um bálsamo à moda No Brow - moda essa que faz pensar que a BD "alternativa" parece viver num gigante concurso de Cosplay. O resto da publicação (a cores, impressa em offset!) é composto por mais uns desenhos pornográficos (os italianos são mesmo uns tarados!) e umas colagens tontas. Não percebi metade das intenções desta autor mas senti que tem "A Energia"!

O melhor da visita a Hamburgo não foi a BD. Não que a cena alemã não seja activa mas creio que nos dias do mercado globalizado, é uma questão de tempo até ter um livro de um autor alemão traduzido numa língua mais acessível (tipo inglês ou francês). O Festival de Hamburgo mostrava essa força das "grandes" editoras de BD de autor (Reprodukt e Avant) com traduções de vários autores internacionais e o lançamento de novos livros de autores alemães ou que residem lá - como o novo impressionante livro de Stefano Ricci. Apesar do jornal finlandês Kuti ter lançado um número em formato "split" com autores alemães a preencher um dos lados, nada encontrei para aqui divulgar, por isso, fico-me pelo terceiro número do Spuren Elemente (2013), projecto de Dice Industries (autor já publicado no Mesinha de Cabeceira e responsável pela nossa exposição na galeria 2025) e da sua companheira, que reúnem fotografias achadas em Feiras da Ladra e afins, para mais tarde sistematizarem em grupos a publicar. Neste número trata-se de fotografias de pessoas abraçadas a animais em que o humor da colectânea passa necessariamente pelo tipo de animal, e acreditem que há surpresas!
Mas a maior surpresa mesmo foi visitar a galeria e o atelier dos Die Schumper, associação de artistas com deficiências mentais que praticam Art Brut e que foi a minha subida ao Paraíso, tal a dignidade que os artistas são tratados e a força dos seus trabalhos... Um deles, o Rohullah Kazimi faz bordados de super-heróis e umas  BDs, algumas dos seus sonhos. Um must! Mas creio que sobre isto terei de falar num blog mais apropriado!

Sem comentários: