domingo, 28 de dezembro de 2014

Glória Glória Fetra Aleluia

A Cafetra 'tá de parabéns! Fez o evento do ano! Claro que estamos na recta final do fim de ano, com as listagens parvas de sempre e é complicado lembrar o que aconteceu de melhor do que ontem à noite - em Janeiro o que aconteceu mesmo? Maio? Ehm... Novembro houve alguma cena boa ou melhor? E pelo facto da Noite Fetra & Amigos ter sido logo após a ressaca do Natalixo? De ter sido feito depois dos piores dias do ano, será por isso que faz dela o melhor evento do ano sem mais nem menos? Bof! Nem é por aí, o que aconteceu ontem da tarde até às tantas da manhã na Caixa Económica Operária foi real e visionário.

Real porque a Fetra encheu um dos mais belos espaços de Lisboa - que não se percebe porque não tem dinâmica nenhuma! - e acreditem que não é fácil. O espaço é enorme e como disse não é um sítio de referência na noite lisboeta porque parece mais abandonado do que dinamizado. Já lá vou desde os anos 90 e nunca vi o sítio cheio, fosse com festivais das bandas Beekeeper, dos "hypes" do Rock promovidos pela Mondo Bizarre ou com o Noise da treta lisboeta. Ontem a Caixa bombou sempre de público!

Visionário porque os melhores "shows" foram de mulheres, ou seja, o Futuro é Feminino. Se fosse um feminista diria que estamos numa fase da sociedade ocidental em que os homens começam a mostrar que são impotentes e as mulheres é que têm o poder! Right on! Jejuno foi uma supresa com um Noise cheio de garra e os P.A.s a destruirem os tímpanos das pessoas, quase a entrar numa onda Harsh e marcial de fazer os meninos nazis do Noise mudarem de sexo e ideologia - embora já se saiba que qualquer gajo de Direita é um homossexual reprimido. Pega Monstro é aquele Pop/Rock naif cujo problema seria quando as duas irmãs aprendessem a tocar melhor, medo infundado, a banda está cada vez melhor sem perder o tal charme e vida. Tropa Macaca - são um casal e com uma mulher nos teclados! - foram puro Transe com videos artsy-fartsy porreiros. O festival valeu pelas damas porque os rapazes que tocaram por lá foram uns pichas frias, entesados mas com as bolas a taparem a visão, só chatito... Embora tenha de realçar que não pude assitir aos concertos da tarde por isso não sei se o Smiley Face foi divertido como sempre, se o Éme se matou de tanto "teenage ansgt" ou se Go Suck a Fuck foi aquele hipnótico má-onda, ou ainda o que fez o Ayres...  Pouco importa muito sinceramente. As artistas aqui referidas foram mais do que suficiente para fazer uma boa noite de música. Agora é preciso é recuperar de ontem... ai!

4 comentários:

Paulo disse...

Parabéns pela organização do vosso evento de dia 27, na Caixa Económica Operária.

Partilhei algumas fotos na página de A Comissão: https://www.facebook.com/pages/A-Comissão/180869812025940

Um 2015 cheio de sucessos!

zp

MMMNNNRRRG disse...

nosso!?
não o evento foi da Cafetra Records...
mas obrigado pela partilha e bom ano novo!

inês disse...

harsh noise https://www.youtube.com/watch?v=ErSAfD8YTKE

MMMNNNRRRG disse...

gracias Inês mas já oiço muito harsh noise e japanoise - procura no blogue se quiseres... e ecomendo o que os Camaradas da Narcoplesia editaram, o CD de Fecalove!
cuidado com os ouvidos!