sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Treinos prá pista de dança

Sempre pensei que a música de dança é para ser editada em vinil para que possa ser manipulada ao vivo por um DJ. Estranhamente os dois lançamentos de música electrónica funcional que aqui divulgo saíram em formato k7. 'Tá tudo parvo!? Ou é porque não há pistas de dança e estas edições servem só para a malta ensaiar os "moves" que vão fazer quando voltarem a abrirem? Não sei / Não respondo.


Supertaça (Rotten/Fresh + Casa Amarela) é uma split-tape de Gabberolas e Hot Dancerzzz. Imaginem um Portugal noutra "timeline" em que tínhamos inventado o Gabber e as samplagens de vozes e media reflectiam o que é o país, ou seja, violência policial, acidentes de viação e claro TVs privadas, ponto. Não há muito mais para dizer, não sei se Gabberolas 'tão a gamar beats ou criaram novos, tanto faz, a originalidade passa pela samplagem dos media portugueses e o seu significado intrínseco. Já Hot Dancerzzz é mais desafiante porque esta dupla faz desconstruções do Techno e investe não só em Frenchcore como em sons de derrapagens de carros. YES! Só é pena ser tão curto. Ainda assim aconselho às duas duplas em lerem os nossos livros escritos pelo DJ Balli para melhorarem as suas entregas futuras.


Gekiga Warlord não precisa de ler o Balli porque já conhece os seus livros - um deles até fez o design e capa. Sim, GW é o novo projecto musical de Rudolfo, o Rei da BD portuguesa, e ele aprendeu a fazer uma SMM (super-mistura-monstruosa). Apesar desta sua nova tendência pretensiosa de fazer títulos enormesThe Day They Stop Smiling Is The Day We Remember Their Smile (Favela) é um disco inesperado e poderoso, feito de IDM, Drum'n'Bass (uh-oh!), pós-industrial (seja lá o que isso quer dizer), Teknoise, Vaporwave enfim, o que viesse à cabeça deste gajo que pelos vistos vou continuar mais 10 anos a escrever sobre o seu "output". Escrevo isto sem dor, até porque com estas edições fico a pensar que não estou em Portugal, nesse país onde os betos pindéricos governam a Cultura e os artistas não sabem o que significa acção ou movimento. Dankas very muchas, malta!

PS - parabéns a ambas edições pelo grafismo e design. É malta que sabe o que está fazer!

Sem comentários: