quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Lodo atrasado

A Universal Tongue é a editora portuguesa de underground mais eclética que já presenciei na minha vida, ora lança chapada Punk, ora porrada da grossa Black Metal, ora Noise irónico (todo o Noise é irónico no século XXI), bandas sonoras falsas para filmes ou verdadeiras bandas sonoras para jogos de computador e até "art-books"




O projecto espanhol Buio Mondo faz música para filmes imaginados de corte italiano, anos 60/70 e de produção Giallo – cinema esse que no campo sonoro ficarão imortalizados nomes como Ennio Morricone (que nos deixou o ano passado) ou os Goblin. Buio sabe-a a toda, e este CD, Assassinio in 7 Pollici (de 2020) é uma orgia de sintetizadores atonais, Funk grelhado, Komische embebido em “evil shit”, e até uma faixa extra de Soul mêmo-mêmo para saltar prá cueca, resultando isto tudo no que se pretendia, uma homenagem com o tom certo de vintage. 

Este disco é puro fetiche, sem função a não ser na imersão aprazível da “retromania” dos nossos dias. E ficamos por aqui porque de homenagens, “up-dates” ou “mash-ups” está o Inferno cheio – aló aló Secret Chiefs 3! – seja nesta subcultura muito específica seja noutros territórios. Ainda não é desta que a banda sonora original 30 Days of Night do Brian Reitzell é batida. Pena, embora não fosse esse o objectivo.




2010 deve ter sido a última vez que os putos souberam fazer barulho a julgar por Pretty Magoo Cancer de Brobdingnagian - que deverá a ser a grande pérola do catálogo da Universal Tongue. Black Metal e Noise tem andado de mãos juntas há algum tempo, o barulho da misantropia de ambos fazem deles o casalito perfeito para quem quer alienação deste mundo de merda. O "Brob" é (era?) um puto gringo que fez magnum opus com este CD atrofiante e ao mesmo tempo acessível. É um disco possível de se ouvir à noite para adormecer a pensar em sonhos selvagens e destructivos mas sempre na paz do Senhor. Um paradoxo bizarro. Um enigma do underground, sem dúvida. Passado uma década o puto não foi parar ao Trap, logo, respect!

Sem comentários: