sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Queda para BD teatral e dramas de aturdimento fatal na Libraria Paz (Galiza)
É assim que se define Daniel Lima que apesar de já ter feitos três livros a solo (há um quatro mas quase ninguém sabe da heteronímia usada!) chega a um livro maior (em dimensão física!) com Anguesângue, uma adaptação em três capítulos dos contos Unhapiness e On Parables de Franz Kafka (1883-1924).
O que une a banda Faint Spirit, um quarto alugado no 3º andar, um solilóquio para um público invisível, um oculto inquiridor, uma visita no entardecer de Novembro e um vizinho que está lá para espiar quando saímos: EUGÉNIO, um hóspede que não encontra consolo no facto de não acreditar em fantasmas.
Posted by
MMMNNNRRRG
at
08:55:00
0
comments
Labels: daniel lima, RUBI
terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Troika Again! Slow Motion no more!
Melhor do Ano (...) Na BD de expressão portuguesa, elegemos como melhor livro O Coleccionador de Tijolos, de Pedro Burgos (Chili com Carne), esplêndida harmonia entre texto e desenhos, parábola de um país ultrajado entre a mentalidade troikista da pobreza e o recurso impudente ao dinheiro fácil, mesmo que tudo seja para arrasar. O desenho é soberbo em todas as suas dimensões, traço e plano em prancha (...)
Ricardo António Alves in I
(...) está uma reflexão nas cidades dos nossos tempos (...) e sobre o eterno labirinto em que nos podemos perder.
Inês Fonseca Santos in Todas as Palavras (RTP)
![]() |
impresso a risografia a duas cores |

Posted by
MMMNNNRRRG
at
08:54:00
0
comments
Labels: Pedro Burgos, RUBI
segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
- Diego Gerlach
Fez parte da equipe fundadora da revista Animal que editou até seu final, em 1991.
Em Portugal só se encontram pedacinhos do seu trabalho, nos fanzines A Mosca (1997) e Mesinha de Cabeceira - Seitan Seitan Scum (2010), com uma BD escrita por Marte (do Loverboy) - e no catálogo Divide et Impera (Montesinos; 2009).


FEEEEEEEEEEEEEEEEEDBACK
Uma referência na BD do Brasil
Paulo Monteiro / Festival de BD de Beja
...
Fábio Zimbres: Um "animal" inconformista
Rui Cartaxo in Splaft!
...
Sendo já considerado dois dos mais importantes acontecimentos do ano (...) a criteriosa edição, por Farrajota e Joana Pires, do livro / zeitgeist sonoro (...) e a exposição de Zimbres no XV Festival Internacional de BD de Beja
André Azevedo in Splaft!
...
Reportagem na TODAS AS PALAVRAS na RTP
...
5 ESTRELAS
Expresso
...
Recomendado pelo Expresso - livros 2019
Posted by
MMMNNNRRRG
at
10:03:00
0
comments
Labels: andré azevedo, fábio zimbres, RUBI, rui cartaxo
domingo, 22 de dezembro de 2024
Há uma estrela nova na Chili Com Carne... (serigrafia esgotada!)
![]() |
Que raio de capa é esta? É a capa e a sobrecapa! |
...
Tem recebido vários prémios, foi o importante "Premio Internacional de Novela Gráfica Fnac Salamandra Graphic" de 2018. Publicou em várias antologias internacionais: ARGH!, Qué Suerte! (Espanha), Puck Comic Party (Itália), Carboncito (Peru), Mesinha de Cabeceira (Portugal), Kus! (Letónia) e Kuti (Finlândia)...
Apesar de ter participado em vários eventos de edição independente (Feira Laica e Feira Morta) ou ter divulgado imenso as artes gráficas portuguesas em publicações ou eventos (como o Tenderete), o seu trabalho só foi publicado em Portugal no livro colectivo Boring Europa (2011) e no número 23 do zine Mesinha de Cabeceira (2012), ambos pela Chili Com Carne. Faz-se agora justiça com este Sírio.
Bibliografia Parte de Todo Esto (De Ponent, 2013), Sírio (Fulgencio Pimentel, 2016; Chili Com Carne, 2018), El Título No Corresponde (Valientes; 2016), Ensalada Mixta (Le Dernier Cri; 2017) Colectivos (selecção) Boring Europa (Chili Com Carne; 2011), Mesinha de Cabeceira #23 (Chili Com Carne; 2012)...
Desenhado em tons de azul e amarelo, Sirio foi descrito pelo autor, numa entrevista à agência Efe em 2016, como um 'thriller' que se mistura com uma teoria filosófica sobre a vida e a morte, o amor e a apatia. "Desde início a intenção da banda desenhada foi mergulhar o leitor numa espécie de experiência narrativa que suporta a história, porque o argumento é bastante pequeno e pode resumir-se numa frase. Mas não tive a intenção de contar uma sucessão de anedotas, reflexões ou acções; tinha de ser algo como uma não-acção, uma anti-história", disse o autor na mesma entrevista, quando o livro saiu em 2016 em Espanha.
Na Lista de Melhores Livros de BD de 2018 do Expresso
Sara Figueiredo Costa
5 estrelas no Expresso
Posted by
MMMNNNRRRG
at
09:25:00
0
comments
Labels: ana menezes, gonçalo duarte, martin lópez lam, RUBI
quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
Segunda vida?
Lembram-se do X-JAZZ? Duvido muito mas para dizer que a BD do André Coelho que editámos há alguns anos teve uma segunda vida com a edição do CD (e virtual) de A Schist Story, pela JACC.
Posted by
MMMNNNRRRG
at
14:46:00
0
comments
Labels: andré coelho, angélica salvi, MÚSIcccA, pedro sousa, rui eduardo paes, THISCOvery CCChannel, travassos, XJAZZ