domingo, 13 de julho de 2008

I am the Lizard King... ehm, The Cat King and I can do anything!

King-Cat : comics & stories #62, 64/67
John Porcellino; Ago'03/Out'06

John Porcellino é o Rei dos minimalistas da bd mesmo que o Pedro Moura não saiba se devemos ou não usar esta expressão. Porcellino também faz parte da aristocracia do fandom norte-americano pois desde 1989 que edita os seus zines pessoais, King-Cat, dedicado às suas bd's e contos - noutros tempos, Porcellino também se dedicou a editar algumas coisas de paí-tolinho Joe Chiappetta.
Porcellino vem da tradição "zine", ou seja, aquela explosão da auto-edição que decorreu nos EUA nos anos 90, em que as pessoas largaram de vez a palavra "fan" para se dedicarem a publicar material de foro pessoal. E é o que podemos encontrar nas páginas destes King-Cats, bd's e textos tão pessoais que para os leitores algumas dessas bd's e textos tornam-se herméticos (Las Hojas no KC #66, por exemplo) e/ou embaraçantes (o #64 dedicado à morte do pai de Porcellino) . Porcellino vem da linhagem da autobiografia que nos brinda a maior parte das vezes com pequenas estórias desenhadas com o mínimo de pormenores. As estórias passam pelas viagens, memórias da juventude, poemas em bd, contos Zen (o autor tem uma pancada para o Budismo), pequenas deambulações e prazeres da vida - para quem conhece o Magic Boy, alter-ego do autor James Kochalka, há aqui algumas semelhanças.
A completar as edições há cartas de leitores (um must em qualquer publicação indie gringa) e um "Top de coisas boas que Porcellino vive" - a mulher e o gato aparecem no topo, depois vêm discos de Bob Dylan, DVD's de Monty Python's, Led Zep, Elvis, Ramones, livros e tudo isso...
Por fim, só a título de curiosidade John Porcellino já foi publicado em Portugal nos zines Cru e Zundap.

à venda no site da CCC

Sem comentários: