terça-feira, 19 de junho de 2012

Kill all the white people!

Bizarra Locomotiva / [f.e.v.e.r.]  split-EP (Chaosphere , 2012)

É um vinil de 12" que junta estas duas grandes bandas portuguesas de Rock Industrial, para comemorar o "Record Store Day" - uma daquelas iniciativas à americana que celebrar a existência das discotecas. Sem capa, apenas embalada com um plástico transparente, o disco pretende ser uma réplica dos vinis "white label", ou seja, discos produzidos sobretudo para DJs de Hip Hop e música de dança, geralmente sem créditos editoriais e autoraias para fugir ao fascismo do "copyright" que bloqueia a cultura do "remix".
Cada banda tem direito a dois temas e a edição acaba por falhar as expectativas "brancas" em parte porque o "lado Bizarra" inclui um tema ao vivo, do pouco inspirado Álbum negro, no Musicbox em 2009, sem trazer alguma novidade. Só o outro tema é remisturado pelos [f.e.ve.r.], trata-se de Desgraçado de Bordo, tema do poderoso álbum Ódio (Metrodiscos; 2004) aqui transformado numa alucinante dança pós-Rave... bem feito! O "lado febre" oferece um tema inédito, Golden Rules, tema bizarro q.b. de definir, diria que é uma espécie de "electro emocore" que deixa à toa para quem gosta de rótulos musicais. O outro tema é mais uma remistura de Heaven Dividing Heaven - alguém lembra-se de Electronics (Thisco; 2005)? - desta vez em lógica Techno Hardcore demasiado linear para ter interesse, cortesia de DJ Mofo (dos Bizarra).
Falta ousadia nesta edição, por um lado já estamos habituados aos [f.e.v.e.r.] a darem-nos fragmentos editoriais e acredito que este disco deverá ter sido uma boa ideia deles mas faltou ser consequente e incisivo, como aliás, se passa em montes de coisas em Portugal, repetem-se ideias feitas sem ir até às últimas consequências. Espera-se que o disco no seu limite de 333 cópias venha a valer alguma coisa no... miau.pt.

Sem comentários: