sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Speedball at Cova da Moura

F.Leote : Colagens Sonoras (LeoteRecords, 2010)
Presidente Drógado (LeoteRecords, 2010)

CD-R's de duas facetas de F.Leote, de um lado é o «lamechas-rock dos subúrbios de Lisboa» que serve de contra-ponto ao puritanismo da FlorCaveira - já que o cantaurorismo está na moda - e por outro lado é o "pirata-meister" que faz "phunderfónix"!
Começamos pelo mais abstracto que são as colagens que Leote tem feito para vários projectos - a maior parte deles já divulgados aqui, é só seguir os links. Alguns trabalhos são pessoais como Rádio ou outros são de encomenda para a Imprensa Canalha e as suas antologias gráficas Néscio (sobre Portugal) e Cabeça de Ferro (sobre a Revolução Industrial). As recolhas tem várias fontes, algumas reconhecíveis outras não, que resulta num caos sonoro mas que flui bem para quem já se conhece Negativland e outros do género. É «uma espécie de Mash-Up Mix-Tape» - o que aconteceu ao Psychiatric DJ? - para quem não tem os livros e as outras edições incómodas, eis a súmula da coisa numa pueril caixa de CD cheia de fita de k7 toda "artsy-fartsy"...
O Presidente Drógado é guitarra em punho e boca no trombone, cuspindo a canalha que uma sociedade PC (não é o partido nem o computador, caraldo!) não gosta de ouvir bocas aos seus podres sociais, políticos e higiénicos. Enquanto a FlorCaveira faz isso com a Bíblia na mão, o "Drogas" pega no Vilhena e Mário Henrique Leiria o que torna a coisa muito mais divertida como é óbvio - e de alguma forma a lembrar o Apupópapa. É música de viola que lembra sempre fogueira de acampamento, só que neste os escuteiros foram chacinados e estão a apodrecer nuam vala comum, e alguém passa mais ganza... Não é música para MENINOS! Eu voto no Drógado para Presidente!

como o gajo não sabe o que é um myspace - contactem a Rita Braga que eles costumam tocar juntos.

Sem comentários: