quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Kacetada


C-utter : Urban Hermits ; Eten : Kaseten (Afeite al perro; 2009)

v/a : Psychiatric Underground, vol.1 (Emerson Cake and Asshole; 2007)
A Cassete ou k7 voltou! Para dizer a verdade também nunca desapareceu mas nos últimos anos têm-se assitido mesmo a uma insistência no formato para editar música "underground". Não sei se é apenas nostalgia, ou se inclui algum fetiche pelo formato do objecto - ou pelo formato editorial do mesmo - mas elas andam aí, ainda recentemente até vi uma versão em K7 de um CD de uma banda portuguesa de Death editado de forma profissional. Pessoalmente tenho reencontrado o "mundo da k7" para fazer algumas misturas para amigos - e nunca deixei de ouvir as minhas k7's antigas ao longo destes anos todos.
Há coisas que a k7 tem vantagens em relação aos outros formatos, uma delas é que é uma tecnologia barata que permite gravar e desgravar como quisermos. Tem um lado A e B como o vinil o que lhe assegura um ritual de audição obrigatório ao contrário dos 80m de CD que nos tornam insensíveis à sua audição passado um pouco - aliás, se está provado que o ser humano só consegue estar concentrado 20 minutos imaginem o que isso significa com um CD de 80m? Bom vamos às fitas:
A melhor coisa da K7 de C-utter é mesmo o desenho do tipo Afeite al Perro da capa / embalagem, um desenho orgiático e violento para pensarmos que iremos ouvir algo de especial. Provavelmente os espanhóis devem estar a descobrir a Electrónica agora para acharem isto especial porque o quer temos é o que já ouvimos em Coil e Jarboe há muito tempo. Os Eten são um duo basco, bateria e guitarra, com uma capacidade para dar ainda uma boca no microfone ou no trompete - são de Espanha, certo? Ok, ok... não vou ser mau, o trompete até o que safa a coisa, como podem imaginar é mais um "dinamic duo" que anda pelos terrenos sónicos tal como outras mil bandas, e é graças ao trompete que consegue-se entrar noutras texturas e dramas sonoros menos óbvios. O lado "jendaurrean" é ao vivo - gravado em Maio 2006 - e mais energético, o lado "jendatzean" foi gravado em Janeiro 2009 sem ser "ao vivo" (com público), é o lado calmo e o que prefiro porque ao menos não berram nada em Basco. Nada de brilhante mas também nada de humilhante.
As k7's do Afeite geralmente são pintadas a spray ficando opacas e dificil de controlar de que lado da k7 estamos a ouvir - não convém perder a ordem! A k7 de C-utter é embrulhada numa folha A5 com o bendito desenho, a de Eten é mais vulgar com um desenho psico-geométrico mas é giro sem sombra de dúvida.
Tal como vão longe os tempos em que Espanha só tinha bandas de merda - embora o País Basco fosse sempre a excepção! - mais longe vão os tempos em que o Rock era proíbido na Rússia ao ponto das bandas ensaiarem em quartos de hotel visto que não podia estar numa garagem como no "mundo livre". A Rússia está em modo "zeitgeist" que temos aqui uma k7 de Noise, para a dizer a verdade este Psychiatric Underground é uma compilação de nove k7's com bandas tão carismáticas como Апелюски Уста, Братья Шимпанзе, Итька Йоц, Казлетон, Карман Кузнечиков, Мистер Жмурь и Пастор Шняга ou ainda Ухогорлонойз. Tenho a k7 da primeira banda, que me tinham dito que era "Shitcore" e após algumas horas de investigação sobre o género na 'net lá descobri o que poderá ser Shitcore e bom... é Punk ou qualquer género agressivo mal-gravado, com letras imbecis e escatológicas (estas são em russo por isso fiquei pouco ofendido, infelizmente), usando equipamento electrónico estragado ou antigo, ou seja, imaginem Grindcore antigo ou moderno a sofrer de mongolismo avançado... Díficil de ouvir como ver o "Beavis & Butthead" 24 horas de seguida, e daí... Mas espera aí!? É Noise ou Shitcore?

Sem comentários: