terça-feira, 1 de setembro de 2009

Scutella

Toda a gente adora colocar rótulos nas coisas. A Chili Com Carne e os seus representantes são os "alternativos" da bd em Portugal, e como tal devem gostar APENAS de bd "mal-desenhada", a preto e branco, estórias que não se percebem e mais uma mão cheia de clichés absurdos. Trouxemos este ano de Angoulême livros de bd e ilustração "muito bem desenhada" (redondinha, abonecada), a cores (quase toda) e com estórias que se compreendem. Estranho não é?
Scutella é a mais recente editora francesa dedicada à bd e ilustração feita sobre todo o savoir-faire de uma empresa consciente do novo mundo em que vive. Oferece aos artistas que encomendou os trabalhos, liberdade total de conteúdo, produz sobre um prisma local ("pensa global, age local") usando o talento saído da escola de bd de Angoulême e imprimindo (ecológicamente com papeis e tintas "verdes") nas tipografias da região. Nada podia ser mais "justo" e coerente nestes tempos de neo-liberalismo de nacionalidades e intenções confusas.

Lançou durante o Festival de Angoulême três livros que vão realmente dos "7 aos 77 anos": Mille et une Bêtes de Julie M - definitivamente pra putos delirarem mas um adulto também irá gostar de o folhear com ou sem "guilty-pleasure" infantil -, Tournesols de Adrien Demont - uma bd-alegoria estranha mas linear para toda a gente -  e Une Croisière au Hazar de Josepe - livro de ilustração a preto e branco (AH-HA! a preto e branco!!!) de universo fantástico que não ofende. Quase tudo mudo (sem palavras) para que todos percebam. Muitos dos talentos vêem dos colectivos Café Creed e Coconino World  criados por alunos formados pela Magelis, e o que eles mostram que se pode ser comercial sem se ser um lacaio infantilóide da cultura corporativista (vulgo, o habitual bedófilismo). 

Mais não será necessário dizer, basta ir ao sítio oficial espreitar os livros, para adquiri-los em Portugal podem fazé-lo pelo nosso site. Allez!

Sem comentários: