quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Honey talks : comics inspired by painted beehive panels

Stripcore; 2006

Como o subtítulo indica, são bd's inspiradas nas pinturas feitas em placas de colmeias. Por partes: 1) o colectivo esloveno Stripburger ataca outra vez com um projecto engraçado 2) mais uma vez faz uma colecção de livros que são colocados numa caixa (já tinham feito a brincadeira duas vezes com o Mini-Burger) 3) placas de colmeia pintadas são artesanato esloveno do século XVIII que durou até à 2ª Guerra Mundial, e que está a ser recuperado nos dias de hoje 4) foram selecionados 10 autores para fazerem bd partindo dessas pinturas (espólio do Museu da Apicultura) entre eles a grande Anke Feuchtenberger (a melhor do grupo sem dúvida), Matthias Lehman, Jakob Klemencic, Koco, Rutu Modan (do colectivo israelita Actus Tragicus) e Marcel Ruijters para mencionar os mais conhecidos - editados em Portugal pela Polvo, Chili Com Carne e Bedeteca de Lisboa. Os temas são na maioria baseado nos motivos dessas placas: temas seculares, caricatura de costumes, animais bizarros, cenas históricas, ... claro que tudo revisto à luz (fosca) da pós-modernidade. Ah! Esta ideia de pegar nas placas foi dada pelo Pakito Bolino (do Le Dernier Cri) não fosse ele um fã de Art Brut!!!
Só é pena que a caixa ao sair da Eslovénia é inspecionada pelos correios e chegue toda lixada porque de resto é uma edição exemplar como o Stripcore nos tem habituado nas suas produções - e tal como testemunhado quem viu a exposição deste projecto que esteve patente na Bedeteca de Lisboa o ano passado.  

Uma cópia intacta encontra-se oa site da CCC - desconto de 20% a sócios da CCC (embora não indique no site porque o Bug informático recusa-se a morrer!)



Sem comentários: