quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Inverter a cruz invertida! (Cristianismo 2 - Paganismo 0)
B Fachada : Há festa na Moradia (Mbari; 2010)
Tiago Lacrau : O Inverno Desinspirado do Rapaz do Sul do Céu (Um Disco Pronto e Sincero; 2011)
"B" e "T" tem usado as potencialidades de misturar música realmente tocada (por instrumentos e voz) com “loops” / “samplers” sacados aqui e acolá, e estes dois discos são novos frutos dessas explorações. No caso do "B" ainda não percebi o que se passa, são várias pessoas a acharem este disco um dos mais importantes da MMP dos últimos anos (?!). Se for então também pode levar o título da Pior Capa de Sempre bem como a pior "Font" Possível de Escolher. Eu que adoro vinis de 10" tenho vergonha de ter este disco na minha colecção - mantenho-o por respeito ao Camarada Fom-Fom que me o ofereceu no Natal. Porque raios gastaram tanto dinheiro num objecto tão feio? E depois o som está todo lixado, juro que pela primeira vez que acho que a versão digital de uma música é melhor que em vinil. Também não percebo porque nos vários sites se fala em "música de intervenção" de "B". Que eu saiba na minha terra, "crítica de costumes" não é "música de intervenção", e é isso que "B" sabe fazer (e bem): crítica de costumes tal como toda a Pop portuguesa está bem recheada disso (António Variações, G.N.R. ou Repórter Estrábico, para dar os melhores exemplos). O "Loop Pop" de "B" tem interesse, é um bocado repetitivo mas bem seleccionado o rapinanço sonoro. É também uma boa forma de sair do saco do "cantautorismo" que já ninguém aguenta.
Posted by MMMNNNRRRG at 11:43:00 1 comments
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Scorpio voting
Posted by MMMNNNRRRG at 15:55:00 0 comments
Labels: joão maio pinto, ondina pires, THISCOvery CCChannel
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Mini filme sobre o SPCC (okupa em lisboa entretanto demolida)
Acts change facts - Ten days at SPCC from Brussels_commons on Vimeo.
durante poucos meses o SPCC/A Casa Amarela foi ponto de encontro de pessoas de todo o mundo, escondido algures numa zona rica Lisboa. um dos visitantes fez um mini documentário sobre o que se passou por lá. é interessante especialmente para quem não conheceu o espaço enquanto esteve vivo e apenas o viu já decadente, quando fomos celebrar a demolição. ficam os testemunhos. o filme é (CC) e o autor fornece o vídeo em maior qualidade a quem quiser editar/adulterar/remisturar.
Posted by Unknown at 15:32:00 0 comments
Labels: serviço público
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Dada dada dada
A Daada Books é a "label" do finlandês Marko Turunen, inicialmente criada para publicar trabalhos seus, tendo pouco a pouco investido em outros autores como Katja Tukiainen ou os alemães Anke Feuchtenberger e Martin tom Dieck.
Em 2009, Turunen desistiu na sua editora, em parte desiludido com as vendas fracas destes autores fortes mas "difíceis". Tanto que o terceiro volume da série Ufoja Lahdessa já era publicado por outra editora. Passado um ano, a Daada volta e regressa aos trabalhos de Turunen com dois volumes de Der Round e o quarto volume de Ufoja (no prelo). Der Round são livrinhos A6 que dão a entender duas continuações do trabalho de Turunen, por um lado a exploração autobiográfica e iconoclasta que nos habituou com as desaventuras de "Alien" (seu alter-ego), só que desta vez Turunen usa "Der Round", o polícia do futuro que parece saído das bd's de Kevin O'Neill; por outro, explora bd's parvitas com animais ou seres antropomorfizados em situações mundanas, ou seja, temas que também já explorou no passado e que poderão ser vistos na antologia Supernormal. Nada de novo excepto pelo facto que o trabalho continua a ser único e atraente.
Entretanto o regresso da Daada também significa a publicação de trabalhos de alunos de Turunen. São livrinhos de putos com pouco mais de 20 anos cheios de vícios da idade: Manga, humor, animalitos e afins... Tudo muito verde e com pouco sumo, excepto Slaagi de Mikko Luostarinen, verdadeira ofensa visual e mental que parece um mau-híbrido entre o Mike Diana (o naíf, a violência) e Tommi Musturi (o virtuosimo, o psicadelismo). É uma antologia de trabalhos em que a melhor estória passa-se quando um grupo de skinheads ao cair num vórtice espacio-temporal vão parar algures a África subsariana...
Apesar do interesse muito relativo destes livros, são sobretudo uma forma simpática de publicar novos autores e de os lançar à praça pública. Seria bom ver o mesmo a acontecer com os alunos dos cursos de bd em Portugal, ao menos saberiamos que existem autores a sairem desses sítios... mas se calhar não existem autores novos nesses cursos. A sensação que tenho, especialmente depois de sair o Destruição é que na bd portuguesa não serve de nada haver cursos de bd, os autores continuam a construir-se nas margens do(s) sistema(s). Se a bd é marginal em relação às outras artes, é curioso reparar que é nessa mesma marginalidade que reside a sua maior força criativa. O que aliás, não é novidade nenhuma, são sempre nas margens que se encontram as obras interessantes e originais - seja na música, seja no cinema, etc... porque razão haveria de ser diferente na bd?
estes títulos podem ser adquiridos através do e-mail ccc@chilicomcarne.com - desconto de 20% para sócios da CCC.
Posted by MMMNNNRRRG at 12:52:00 0 comments
Labels: zines
ccc@rescaldo.2011
Posted by MMMNNNRRRG at 10:15:00 0 comments
Labels: eventos, joana pires, MMMNNNRRRG, música
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Brasil X
Gefangene / Sem Saída
Koostella
(Zarabatana; 2010)
Este álbum a cores compila 31 bd's - algumas são de uma página só, as maiores de 4 páginas - em que o tema comum é a prisão, ou as prisões metafóricas da vida. Feitas num estilo alegre, sem palavras, num desenho simples e claro, estas bd's mantêm a tradição brasileira do Humor, com mais cinismo e crueldade que o habitual, ou pelo menos com uma crítica social e poliítica mais evidente em que podemos colocar numa linha que vem de Willem chegando a Ivan Brun. As cores e o movimento lembram Nik Neves, também ele brasileiro e actualmente a morar na Europa, tal como Kostella.
Este álbum custa 15 eur (20% desconto para sócios CCC), encomenda via ccc@chilicomcarne.com. Aproveitamos para anunciar que temos mais exemplares do excelente Vida Boa do grande Zimbres!
Posted by MMMNNNRRRG at 20:39:00 0 comments
Labels: livros