sexta-feira, 27 de julho de 2012

Elas lêem mais do que eles...

Moravagine : Nyctalope (Phaco; 2011)
v/a : Liga dos Últimos (Zerowork + Your Poison; 2012)


Não sei o que deu nos Punks - deve ser mesmo falta de ideias - de que nos últimso tempos começaram a dar nomes de canastrões e xungas às suas bandas, tipo Chuck Norris, Charles Bronson, etc... E como estamos em Portugal como não temos bestas com armas e punhos de ferro, ficamos pelos futebolistas como o Chalana que já teve direito a uma canção dos Clockwork Boys e agora a um EP de 7" com quatro bandas de Punk nacional. Não sei se é homenagem - o que é péssimo, pensava que o Punk pedia às pessoas para pensarem e não alinharem com o "pão e circo" - ou se é iconoclastia - o que também não me parece assim tão fascinante.
Ainda assim, é Punk / Hardcore pujante que sabe bem - com uma cervejinha e tremoços? Pela primeira vez gostei dos Acromaníacos, será porque é uma versão de Crise TotalFacção Opposta e Albert Fish fazem o que tem a fazer, e a surpresa do disco são os Canhões de Guerra mais pesado e rápido do que os outros, cheios sangue na guelra. É preciso ter cuidado com os Canhões!
Mais cultas são o power-trio punk de francesinhas Moravagine que vão buscar o nome a um livro de Blaise Cendrars (1887-1968) e que mostram ter mais unhas para tocar que os 'tugas com o seu crossover que lembra vagamente D.R.I. ou Suicidal Tendencies com o peso imagético inevitável do movimento riot grrrl. Fizeram um potente vinil 10" com uma capa da Caroline Sury com 8 temas que em alguns casos até fogem à normalidade do punk. Lê-se mais e vê-se menos bola em França... Em Portugal podem pedir este disco à Associação Terapêutica do Ruído.

Sem comentários: