segunda-feira, 30 de julho de 2012

Old school (rescaldo laico 2)

Continuando com o rescaldo da Laica desta vez incidindo em fanzines gráficos e de poesia, confirmando a estranha energia que atravessou esta última edição do evento.
Sendo a sua estreia no mundo da auto-edição - embora já tenha sido publicado no Futuro Primitivo com os retratos mutantes dos autores que participaram na antologia, João Paulo Nóbrega lançou o graphzine Daydrawings que compila alguns desenhos deste autor que afirma desenhar um rabisco por dia. Sem uma prática artística de experiência ou formação, Nóbrega é uma espécie de naive mas que não se circunscreve nos temas naives: animazinhos, paisagens, coisinhas bonitinhas... Os temas são "factos orgánicos" (usando uma expressão para definir o Malus) com construções surrealistas e geométricas que lembram (em alguns casos pelo grafismo) o imaginário de João Chambel e André Lemos. Formato A5 em 22 páginas, coisa modesta para começar...

Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (Dildo Doodles) de Ana Menezes não é realmente uma adaptação de textos de Freud mas uma interpretação gráfica em que a autora muda de estilo de desenho como os materias da capa mudavam de exemplar para exemplar - como latex, lona, veludo, enfim, materiais "kinky"... desde que sempre preto com um recorte de máscara S/M.
O terceiro capítulo é o mais erótico com uma sequência S/M cujo estilo gráfico lembra vagamente algum tratamento do finlandês Marko Turunen faz a algumas personagens. Formato quadrado sexy!

Por falar nesse capítulo as ilustrações também entraram no número zero do Nicotina'zine, que é um zine de poesia que reúne material poético de um grupo de escritores - incluíndo o "nosso" Rafael Dionísio - mas também alguns desenhos e uma BD! Uma BD do sueco Lars Sjunnesson (que há uma década participou no Mutate & Survive, mundo pequeno!). A5, excelente apresentação e design, Nicotina'zine será uma lufada de ar fresco à bafienta cena lisboeta, espero que sim mesmo que o nome indique o contrário... Entretanto o Dionísio voltou a fazer um mini-zine A6 de poesia, Escavações Arbitrárias segue os formatos de refúgios e alguns slides que editou no final dos anos 90. Fez 41 exemplares que deverão esgotar rápido, é melhor contactá-lo!!!

Sem comentários: