Laica de Latão
Este ano as "prendinhas sonoras" que se foi arranjando na Feira Laica foram um bocado chochinhas - até porque até já tinha adquirido o que era/é muito muito muito bom!


Este ano as "prendinhas sonoras" que se foi arranjando na Feira Laica foram um bocado chochinhas - até porque até já tinha adquirido o que era/é muito muito muito bom!
Posted by
MMMNNNRRRG
at
10:50:00
0
comments
Labels: discos, ricardo martins
Desde 2006 que o colectivo Habeas Corpus edita o zine Soap Comics. Coincidência ou cópia descarada o projecto lembra o Spon do colectivo L'Employ du Moi que também sendo do Bruxelas todos os meses editava um zine fotocopiado com bd's dos seus elementos.
Posted by
MMMNNNRRRG
at
15:19:00
0
comments
Labels: zines
Alexandre Esgaio (Maria Macaréu; Jan'09)
É um "zine revival"? De repente apareceram uma série de zines de bd - tal como de Metal e Hardcore... o que se passa? O pessoal chegou aos 30 e quer completar o sonho de fazer o zine que não fez quando tinha 20 e tal anos? Mucho weird...
Este senhor é conhecido por já ter zines e participado com uma das bd's mais violentas e divertidas no Mutate & Survive. Pelos vistos ainda anda com o "bichinho da bd" (imagem horrível!!! o bichinho da bd será o quê? uma ténia?) e lançou este zine gratuito 12 páginas A5 impressas em papel azul - que dão uma grande pinta ao zine, diga-se.
O humor é a chave das bd's, num estilo de desenho e argumento "todo o público" (se não fosse alguns palavrões podia ser "7 a 77"), divertido o suficiente e bem executado tecnicamente. Podia ser editado profissionalmente que não haveria nada contra mas aposto que o problema do autor foi o típico "aonde?" ou "que editora?"... Talvez por isso um zine? Seja quais forem os motivos, venham mais números do É fartar vilanagem!! - lembra algumas frases da Imprensa Canalha... - e sobretudo mais páginas e trabalhos que isto soube a pouco!
Posted by
MMMNNNRRRG
at
23:37:00
0
comments
Labels: zines
Posted by
MMMNNNRRRG
at
13:35:00
0
comments
Labels: livros
A 15ª Feira Laica será entre 19 e 20 Dezembro 2009 no espaço Fábrica Braço de Prata (Rua da Fábrica do Material de Guerra, nº1, Lisboa) no seguinte horário: Sáb (19) das 18 às 24h ::: Dom (20) das 15h às 21h
Posted by
MMMNNNRRRG
at
11:23:00
0
comments
Labels: feira laica, joão maio pinto
Gnu : Quem tem pressa come cru
Norman
(Skinpin; 2009)
Não escrevo mais para revistas, não compro mais CD's, não sei o que se passa pelo mundo a nível de música. É triste e mais triste é que só tenho acompanhado edição nacional - e isso não seria uma coisa propriamente má se a edição portuguesa não tivesse quase desaparecido - falo da Bor Land, da Matarroa e da Thisco, por exemplo. Entretanto parece que este foi o ano da Skinpin Records que anda toda lançada em edições baratas mas de qualidade Rock assumida, independentemente de depois gostar-se mais deste ou daquele género.
Mas não é por o animal andar no deserto português que os Gnu merecem pancadinhas nas costas... ehm... no dorso? Não, não! Para começar há uma coisa que esta banda tem e que raramente podemos ver isso, que são três gajos que curtem tocar ao vivo - e não há nada mais penoso que ver bandas nacionais por causa daquele ar de frete que costumam ter. À parte, por acaso tive a sorte de os ver quando fiz um cartaz para os tipos sem os conhecer, e daí posso afirmar que esta é uma banda para se ver ao vivo mesmo! Os Gnu fazem música instrumental com uma bateria, dois sintetizadores, baixo e guitarra eléctrica, estes últimos quatro instrumentos são divididos por dois músicos, e que assenta em bandas como Aavikko (felizmente menos histérico e circense), Messer Chups (menos electrónico e experimental) e Man...or Astro-man? ou já agora os nacionais Dr. Frankenstein (pelo exotismo/ surf). Sem ficar numa situação de desconforto das comparações, esta música é para curtir sem ser linear ou preguiçosa, tendo sido feita uma boa gravação que capta a energia desta besta tricéfala.
Vai ser bom voltar a ver esta banda ao vivo desta vez na Feira Laica - ok, ok lembrei-me agora: há uma coisa afinal que a banda não é boa! Andaram a tirar poderosas fotos homoeróticas vestidos de talhantes "serial-killers" para depois colocar uma "fotografia-encontrada" bastante parva e pouco atraente para a capa do disco. Acho melhor o gnu meter-se com a cadela-zombie-soviética e perguntar-lhe o que deve fazer para a próxima edição!
Já a capa fotográfica dos Norman tem uma qualidade e definição suficiente para funcionar como capa. Sendo uma banda que se espera melancolia instrumental por estar metidos lá todos Lobos - Norberto à cabeça - acaba por impressionar pelo seu universo rico de psicadelismo lúdico e difícil de colocar nas caixas dos "géneros". É um disco que poderá agradar um "nerd" do Jazz, um pedante da Electrónica, um falhado pós-rock (os Slint não estão na moda? ou isso foi no ano passado?), o novo-frique pseudo-intelectual e toda uma multidão de gente odiosa e pseudo-elitista, que infelizmente vou ter de os gramar a todos se quiser ver um concerto dos Norman. Outro grande disco! Talvez haja Esperança para a música portuguesa sem ter de ir queimar uma vela em Fátima.
Posted by
MMMNNNRRRG
at
10:49:00
0
comments
Labels: discos
+ informação aqui
Posted by
andré lemos
at
12:27:00
0
comments
Labels: eventos
2227 : Sarlo, budi nezan (Stripcore; 1995)
The Oppressed : Fuck Fascism (Anti-Fascist Records; 1995)
Os Fascistas e os neo-nazis em portugal são burgueses chateados com a vida mundana pós-moderna - lá fora dizem que é proletariado ralado mas é dificil de acreditar numa sociedade cuja a população activa acenta em maioria no sector dos serviços, que tal os Skins dos Recibos Verdes? Mas voltando aos porcos: os Skins sabem que ser racista ou anti-semita é imbecil mas também sabem que não há muito mais para fazer nos dias de hoje, aborrecidos tomam o caminho que é a última aventura do homem moderno, o "hooliganismo" e o tribalismo bacoco. Optam pela falta de identidade num ideal colectivo para cobrir a falta de imaginação quando são jovens, depois ficam adultos arranjam emprego e quando se reformarem serão aqueles velhos caquétidos e nojentos que andam nos eléctricos a dizerem em voz alta barbaridades "dê-mos a democracia aos pretos e olha o que eles fizeram...". Daqui mais uma geração espero que desapareça essa sub-cultura juvenil idiota que andou na moda este tempo todo.
Mas o pior ainda são os tipos que são os S.H.A.R.P.'s ou Redskins que querem limpar a imagem dos Skinheads, querem eles relembrar que o Skins não eram racistas - muito pelo contrário - bla bla bla, tão rídiculo como os Satánicos que querem manter o "bom nome do Satanismo" (ver os estatutos da Associação Portuguesa de Satanismo para uma boa barriga de riso). Para quê recuperar algo que já foi corrompido? Para quê obrigar uma sub-cultura perdida a remediar-se? Novamente a resposta é só uma: falta de imaginação. Daí que ao ouvir este EP dos The Oppressed é o desprezo total, mesmo sendo uma banda de culto, influente na cena dos anos 80 e 90 graças à sua militância anti-fascista e anti-racista. A sua mensagem é directa - não há lirismos possíveis - e a música é aquela cena básica de Punk - eventualmente os especialistas dirão que é Street-Punk ou Oi ou ... - mas quem, a não ser mentecaptos, poderá se interessar por isto? Eu não... se é para ficar como o gajo da capa deste EP prefiro ser fascista!
Bom, no mesmo ano de 1995 na Eslovénia, o Hardcore e o vinil tinham outro colorido, pelo menos era azul na rodela que é uma caixinha de Pandora quando se põe a tocar na aparelhagem. O primeiro tema é Hardcore simples que acaba por se transformar em Ska, cantado em língua nativa que só lhes fica bem, segue-se uma versão do tema Innocent when you dream do Tom Waits que não está má excepto pela voz vulgar mas o melhor vem no lado B em que temos Techno-Dub misturado com a matriz "Hardcore + violino" que caracterizava a banda. Estes dois temas já eram conhecidos do álbum de estreia No Brain No Tumors sendo que o tal último tema aqui aparece remisturado pelos Borghesia - uma banda electro-industrial dos anos 80 que apesar de conhecer esqueci-me completamente de investigar quando estive em Ljubjiana,... é o que dá pensar só nos Laibach.
o vinil dos 2227 (e os seus CD's) pode ser aquirido à CCC (20% desconto para sócios).
Posted by
MMMNNNRRRG
at
11:38:00
0
comments
Labels: discos
Posted by
MMMNNNRRRG
at
10:48:00
0
comments
Labels: discos
Não, não é o Ronnie John Dio (o anão do Heavy Metal que canta sobre dragões e que inventou os famosos corninhos com a mão) que nos referimos neste "post" mas do Rafael Dionísio (ahhh...) que tem os seus dois (anti)romances A Sagrada Família e Lucrécia e ainda Cadernos de Fausto, à venda nas FNAC's - como podem ver na fotografia abaixo retirada na do Chiado.
Posted by
MMMNNNRRRG
at
20:37:00
0
comments
Labels: Colecção CCC, rafael dionísio
Posted by
MMMNNNRRRG
at
13:28:00
0
comments
Beleléu (Daniel Lafayette + Eduardo Arruda + Elcerdo + Stevz; 2009)
Posted by
MMMNNNRRRG
at
16:21:00
1 comments
Labels: livros
Malta / loja fixe de Torres Vedras que vendem lá as nossas edições e de associados... O vídeo é porreiro até porque aparece a capa do Noitadas, Deprês e Bubas e uma foto da montra em que o livro do João Maio Pinto está em destaque. É preciso ter um olho clínico ou ruim...
Posted by
MMMNNNRRRG
at
14:53:00
0
comments
Labels: serviço público
Alto e pára o baile! (2007), Jungle Comix #1 (2009), Vomitcore #1 (2008)
Rudolfo Comix
Tem sido uma batalha por o Destruição de pé (como se pode por uma destruição de pé, seja como for?) e felizmente topei um puto ranhoso que gostava de Otto Von Schirach e Breakcore e também que desenhava - pelo menos cartazes. Fiz-lhe um convite pessoal via myspace (eis algo finalmente positivo na porra do myspace!) e Rudolfo (é o nome do bicho) surge como uma caixinha de surpresas quando enviou o seu trabalho para o apartado da CCC, em que o envelope despejou lixo mental a rodos: desde cromos da bola "black metalizados" (ver lá para baixo), desenhos inéditos que não foram para o caixote do lixo porque ele lembrou-se de os enviar no envelope, um póster em stencil e três zines mal-paridos de esperma de boi e óvulos de macaca velha. As bd's e desenhos do Rudolfo são ordinários, cheios de ritmo & sangue, palavrão e piada seca, feitos de desenhos Pop de quem comeu muito Pokemons e vomitou Digimons dentro do pacote daquelas batatas fritas com sabor a chouriço. Mas ei! os desenhos dele são tão respeitáveis como são os do Evan Dorkin ou Jeffrey Brown. O puto sabe o que desenha!
Diz ele sempre com orgulho no meio de mil e uma tretas que nasceu em 1991 e faz bd, zines e música desde 2006. Se for verdade já pode morrer em paz porque fez-me vir ao quebrar a modorra do apartado nesta época do digital-em-que-já-não-existe-mais-matéria-para-a-cultura. Soa a pedófilia rasca mas posso assegurar que nenhum ser vivo foi abusado na escrita desta resenha. É tudo ficção e drama... Cuidado com ele!
Posted by
MMMNNNRRRG
at
14:39:00
1 comments
D & N 2 (Mayyrh; 2009)
Nevada Hill (dos Zanzibar Snails) e David Lee Price juntaram-se para fazer um disco experimental baseado em gravações improvisadas e posteriormente trabalhadas em estúdio. O trabalho é feito de sons íntimos e fantasmagóricos, como a chuva no Texas (o que tem ajudado neste Verão prolongado), algum ruído branco controlado para não atrofiar (como acontece com os Zanzibar, diga-se) e alguns barulhos de mecanismos simples (ou serão instrumentos?). No fundo parece mesmo que uns músicos friques invadiram uma quinta de instrumentos em punho e puseram-se a experimentar que sons é que poderiam sair dali. Talvez por isso que a embalagem do CD-R seja um simples saco com a ficha técnica serigrafada e dentro do saco para além do disco apareça lã de ovelha encharcada em óleo. É curioso que muitas vezes as embalagens e imagens dos discos transmitem o que está para se ouvir, é mesmo curioso...
Posted by
MMMNNNRRRG
at
10:46:00
0
comments
Labels: discos
Posted by
MMMNNNRRRG
at
10:17:00
1 comments
Labels: eventos internacionais, JCoelho, pepedelrey
O autor sueco mas residente em Berlim, Lars Sjunnesson, co-criador do "Cão Capacho Bósnio" com Max Andersson e participante no Mutate & Survive enviou-nos este link: youdontlikeit.com/index.html - um "pinball" feito com os seus desenhos para promover o seu projecto musical. Futuras horas de diversão em linha?
Posted by
MMMNNNRRRG
at
17:18:00
0
comments
Labels: Colecção CCC, serviço público
Eis algumas "tele-fotos" da visita à Eslovénia, mais concretamente ao evento Greetings from Cartoonia que decorreu na semana passada em Ljubjana, que incluiu uma exposição (a trazer para Portugal), um livro e ainda serigrafias que foram assinadas pelos autores presentes no evento.
Na primeira foto, o impressor explica o que se deve assinar. Jakob Klemencic, Matej Stupica e Filipe Abranches (por detrás de Stupica, mal dá para vê-lo!) estão atentos ao contrário do Matei Branea - é sempre assim com os romenos ;)
Segunda foto com resultados serigrafados...
Uma apresentação sobre bd em Portugal descambou numa instalação de livros no chão cortesia do romeno!
Igor Hofbauer estava em Ljubjana e assim finalmente conheci-o pessoalmente. Espera-se a sua visita para 2010 a Portugal. Seguido do finlandês Jyrki Heikkinen (que já nos tinha visitado no Salão Lisboa 2005) e o romeno sempre "mucho cool"...
Uma "comic-jam" no Kinovdor, Jakob do lado esquerdo, Marko Kociper ao meio, seguido pela "boss" da Stripcore Katerina Mirovic, Kaja Avbersek (que nos visitou na última Feira Laica) e o norueguês Bendik Kaltenborn.
Os escritórios da Stripburger muito limpinhos... aliás, a Eslovénia NÃO é "Balcãs & Kusturica", o sangue germano/aústriaco corre nas veias e na cuidada organização. Bom... esta será a estante menos organizada, e por acaso é a que tem as edições portuguesas e espanholas - um destino latino inevitável?
Esta semana deveremos disponibilizar os 30 exemplares do livro que vieram para Portugal, alguns números recentes da revista Stripburger e uns discos antigos da Stripcore (ver mais tarde no blogue OSAMAsecretLOVERS as resenhas críticas).
Sendo impossível escrever (ou dizer) "obrigado" em esloveno, fica em português para os organizadores, autores do projecto e em especial para a Embaixadora Maria do Carmo Magalhães, pessoa bastante afável e curiosa, que permitiu, via Instituto Camões, a nossa representação onde "acaba a Europa".
Posted by
MMMNNNRRRG
at
13:29:00
0
comments
Labels: eventos internacionais, filipe abranches, marcos farrajota, MMMNNNRRRG
Enquanto o pessoal vai ver o mesmo de sempre à "BD Porcalhota", Filipe Abranches (a imagem ao lado é de sua autoria) e Marcos Farrajota vão a Ljubjana participar no projecto Greetings from Cartoonia de onde trarão exemplares do livro (co-edição com a Stripburger) para Portugal - por isso, se quiserem reservar já o podem fazer escrevendo para o nosso e-mail.
Participam da Eslovénia Kaja Avberšek, Jakob Klemenčič, Marko Kociper, Matej Lavrenčič, Gašper Rus e Matej Stupica (quase todos visitaram a Feira Laica e Bedeteca de Lisboa ou foram publicados pela Bedeteca de Lisboa, Chili Com Carne e Polvo), Bendik Kaltenborn (do grupo norueguês Dongery), Mateusz Skutnik (Polónia), Matei Branea (Roménia, do colectivo Hardcomics), o finlandês Jyrki Heikkinen (Salão Lisboa 2005), Andrea Bruno (do colectivo italiano Canicola) e o já referido Filipe Abranches. Mais detalhes sobre o livro para breve!
...
Alto! Afinal a Chili Com Carne este ano vai estar na BD Porcalhota!!!
- "Mas como se escreveram isto o ano passado?"
Porque a loja Central Comics convidou-nos a ter as nossas edições no seu stand...
- "Mas como se escreveram isto o ano passado?"
Realmente... temos uma espinha dorsal de uma vulgar cobra, não?
Posted by
MMMNNNRRRG
at
20:39:00
0
comments
Labels: eventos, eventos internacionais, serviço público
Posted by
MMMNNNRRRG
at
23:00:00
1 comments
Labels: eventos internacionais, filipe abranches, marcos farrajota, video
e para quem não está a perceber, clique aqui
Posted by
MMMNNNRRRG
at
15:37:00
0
comments
Labels: Colecção CCC, hülülülü
Este fim-de-semana tivemos duas inesperadas resenhas do livro Scorpio Rising : Transgressão Juvenil, Anjos do Inferno e Cinema de Vanguarda, escrito pela Ondina Pires e publicado este ano no âmbito da "Anger-mania" na colecção THISCOvery CCChannel, trata-se de um "post" no blogue do escritor David Soares e uma leviandade na revista Os Meus Livros (imagem) deste mês - em que nem se quer colocaram o nome das editoras do livro.
Obrigado a todos! Já era tempo alguém reagir...
Posted by
MMMNNNRRRG
at
11:33:00
0
comments
Labels: ondina pires, THISCOvery CCChannel, video
Caminhando com Samuel, livro de bd de Tommi Musturi, a sair pela MMMNNNRRRG comercialmente para a semana!
Posted by
MMMNNNRRRG
at
20:33:00
1 comments
Labels: MMMNNNRRRG, tommi musturi
C-utter : Urban Hermits ; Eten : Kaseten (Afeite al perro; 2009)
Posted by
MMMNNNRRRG
at
11:16:00
0
comments
Labels: música
Eis um bizarro artefacto urbano criado no Crack 2009, com as participações em regime de cadáver-esquisito de Aleksandar Zograf, Nina Bunjevac, Vladimir Palibrk, Anna Ehrlemark e Franco Sachetti - alguns dos autores que estão na antologia Crack On - eu acho que fiz os dentes mas já não me lembro! Fizemos durante a tarde de sexta-feira (creio) a lápis no tecido que Gordana Basta bordou mais tarde.
Já agora recordo que já há poucos exemplares do livro e que a distribuição foi ainda mais limitada que o normal. Se estiver interessado só pode ir aqui.
Posted by
MMMNNNRRRG
at
12:19:00
0
comments
Labels: Colecção CCC, eventos internacionais, marcos farrajota
Posted by
MMMNNNRRRG
at
11:12:00
0
comments
Labels: Colecção CCC, eventos, rafael dionísio, ricardo martins